FPSO Dália, no Bloco 17 – Produção atingiu em julho mil milhões de barris

Últimas Notícias

O FPSO Dália (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) instalado no Bloco 17, atingiu em Julho deste ano um valor histórico de produção: mil milhões de barris de petróleo.

O FPSO  – sigla inglesa de unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência – Dália, situado no Bloco 17, atingiu em Julho a produção de mil milhões de barris de petróleo, contabilizados desde o início da produção, em 2006.

A par da produção, que continua a ser uma das mais consistentes, o FPSO Dália não registou até ao momento qualquer incidente de trabalho ou – como se diz habitualmente na indústria petrolífera – nenhum lost time injury (LTI).

Tratando-se de operações complexas de deep offshore, significa que o grupo empreiteiro do Bloco 17 está desde sempre comprometido com a segurança e a saúde dos seus trabalhadores a longo prazo, assim como com a qualidade e a eficiência do seu funcionamento. Este grupo empreiteiro tem como operador a Total E&P Angola, incluindo também as petrolíferas Equinor, ExxonMobil, BP e Sonangol P&P.

O Dália tem 84 poços e produz actualmente cerca de 142 mil barris de petróleo/dia, tendo registado em Abril de 2010 o seu recorde máximo de produção diária de 288.872 barris.

“Estamos verdadeiramente satisfeitos com o Golden Block 17, que continuaremos a explorar com segurança até 2045, graças à extensão da licença que nos foi recentemente concedida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. É um trabalho de equipa bem conseguido, com bons resultados, que envolve profissionais do onshore e do offshore, motivo pelo qual nos orgulhamos verdadeiramente desta conquista e deste marco na indústria petrolífera nacional”, considerou o Director Geral da Total E&P Angola, Olivier Jouny.

O Presidente da ANPG, Paulino Jerónimo, acrescenta que “este é um número que confirma a vitalidade da indústria petrolífera angolana e que marcos como este, atingidos pelos grupos empreiteiros que operam em Angola, demonstram que o sector continua a trabalhar rumo a um futuro bem sucedido”.

Refira-se ainda que a produção acumulada do Bloco 17 até ao momento é de cerca de três mil milhões de barris de petróleo.

Notícias relacionadas