ANPG, TOTALENERGIES E PARCEIROS DO BLOCO 32 INVESTEM EM PROJECTOS SOCIAIS NO MOXICO

Últimas Notícias

Luena, 26 de Março 2024 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e o Grupo Empreiteiro do Bloco 32, constituído pela TotalEnergies Angola – na qualidade de operadora – Sonangol Pesquisa & Produção, Sinopec, ExxonMobil e Galp, procederam hoje, no Luena, ao lançamento da primeira pedra da construção do Liceu Eiffel e à inauguração do internato feminino Santa Isabel. Estes dois projectos fazem parte da carteira de investimentos do sector petrolífero em responsabilidade social.

Ambos os actos contaram com a presença da Primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, que é madrinha da Rede das Escolas Eiffel, e que descerrou a placa de inauguração do Internato Santa Isabel, que vai acolher raparigas até aos 12 anos. Estiveram também presentes o Governador Provincial do Moxico, Ernesto Munguala; a Ministra da Educação, Luísa Grilo; o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor; a Embaixadora de França, Sophie Aubert; o Administrador Executivo da ANPG, Artur Custódio, o Bispo da Diocese do Moxico, Dom Martin Lasarte, e o Director-Geral da TotalEnergies Angola, Martin Deffontaines.

A Primeira Dama, na qualidade de madrinha da Rede das Escolas Eiffel em Angola, encorajou os promotores da iniciativa a manterem a aposta no projecto, a expandirem as suas instalações a mais províncias do país e a zelarem pela boa conservação das suas instalações. “Agradeço à TotalEnergies Angola e à ANPG o convite que me formularam para estar aqui a presenciar este importante marco educacional em mais uma das províncias do nosso país. E agradeço o facto de poder apadrinhar o projecto, uma vez que tenho como compromisso pessoal o apoio, a atenção e o investimento na educação sustentada das nossas comunidades e do capital humano, para que o desenvolvimento possa ser uma realidade no nosso país”, afirmou Ana Dias Lourenço.

Referindo-se ao lançamento da primeira pedra da escola Eiffel do Moxico e à inauguração do Internato Santa Isabel, a Primeira Dama disse que “estas duas infra-estruturas vão contribuir para o aumento do acesso à educação, para o reforço da qualidade do ensino, e para garantir uma assistência integral e mais humanizada, em particular às jovens do Luena, facto com o qual me congratulo porque não é possível pensar em desenvolvimento económico e em bem-estar social sem se apostar na educação. Combater as desigualdades sociais obriga a que haja oportunidades iguais de educação, de ensino e de desenvolvimento para homens e mulheres desde a primeira infância. E é, sobretudo, isto que hoje aqui estamos a fazer. A contribuir para aumentar a igualdade de oportunidade de ensino e de aprendizagem às nossas crianças”.

O Governador Provincial do Moxico, Ernesto Munguala, que disse na sua intervenção que a abertura desta nova escola está prevista para o ano lectivo 2025-2026, informou que a mesma receberá 150 alunos da cidade do Luena, incluindo jovens provenientes de famílias desfavorecidas. “Vamos com esta unidade ver alargada a rede de escolas Eiffel, o que nos entusiasma. Mas, sobretudo, vamos ter a funcionar aqui na nossa província uma nova escola cujo ensino é gratuito, equitativo e de qualidade reconhecida. E vamos alargar a oferta formativa para os nossos jovens estudantes, em áreas que até aqui não tínhamos aqui no Moxico. Desta forma, aumentaremos as infra-estruturas escolares da Província, que conta actualmente com 243 escolas de ensino público e privadas, com 7277 professores e mais 300 mil alunos”, esclareceu o mesmo responsável.

A Ministra da Educação, Luísa Grilo, sublinhou que “quando as pessoas se juntam, boas coisas acontecem”. E acrescentou: “A TotalEnergies começou por patrocinar as Olimpíadas da Matemática e nós desafiámos a empresa a ir mais longe, porque acreditávamos que era possível chegar mais longe. E aqui está a prova! Começámos com quatro escolas Eiffel, em conjunto definimos e aprimoramos o modelo, e já estamos a inaugurar mais uma. Confesso que foi um desafio para todos. Para nós, Educação, porque não tínhamos experiência em modelos partilhados e queríamos solucionar o problema da qualidade da educação nos liceus. Então, em conjunto com a TotalEnergies decidimos fazer escolas não muito grandes, mas eficazes. De fácil gestão, boa qualidade e com profissionais comprometidos. Associou-se, entretanto, a Missão Laica Francesa, que nos apoiou na reestruturação dos planos curriculares, tendo contribuído para a criação de um ensino com qualidade e para o reforço do lema das escolas Eiffel – a passagem de testemunho de umas para as outras, sempre à procura de melhor servir os jovens que precisam de aprender”.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, sublinhou a importância de que se reveste a aposta do sector petrolífero na cooperação e na formação de técnicos angolanos. “A trajectória que vem sendo seguida e implementada por este modelo de excelência, desde 2008, nas províncias de Malanje, Cunene, Cuanza Norte e Bengo, onde operam os Liceus Eiffel, é um motivo de orgulho para nós, assim como os resultados alcançados. A expansão do projecto abrange agora as províncias do Huambo e do Moxico. Agradecemos e aplaudimos, por isso, a parceria entre o nosso Ministério da Educação, a Missão Laica francesa e a Rede Eiffel, e também a associação do sector petrolífero, que nela participa através dos investimentos em responsabilidade social da operadora TotalEnergies”, disse o governante.

O Administrador Executivo da ANPG, Artur Custódio, em representação do Presidente do Conselho de Administração, Paulino Jerónimo, destacou o valor da formação no crescimento profissional dos jovens angolanos e no seu posterior enquadramento no mercado de trabalho. “Cerca de uma centena de meninas vai sentir este espaço como a sua casa, a sua fonte de capacitação para a vida. Aqui vão receber as bases da educação que lhes vão permitir vencer em diferentes áreas profissionais – desde as ciências exactas, às tecnologias e às engenharias, mas também desenvolver talentos no domínio das artes e do desporto”.

O Director-Geral da TotalEnergies em Angola, Martin Deffontaines, operadora francesa que completa este ano o seu centésimo aniversário e que esteve na origem da Rede Eiffel, há 16 anos, começou a sua intervenção com uma pergunta: “o que é mais bonito do que construir uma escola?” e lembrou que com esta nova escola secundária pública se alarga a rede Eiffel em Angola, disponibilizando ensino inclusivo e equitativo a mais 150 jovens angolanos. O Director-Geral da TotalEnergies Angola disse também que “o grupo empreiteiro do Bloco 32 está muito satisfeito com a construção de uma nova escola Eiffel e com a inauguração do internato Santa Isabel no Moxico”. E acrescentou: “esta rede de escolas permite que rapazes e raparigas tenham acesso a um ensino técnico e científico gratuito e de qualidade; enquanto a inauguração do Internato Santa Isabel vai proporcionar um enquadramento favorável à aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento das jovens da província de Moxico”.

Notícias relacionadas