VIRTUAL DATA ROOM (VDR) DISPONÍVEL NA ANPG

Últimas Notícias

14 de Junho de 2022 | Uma das principais atribuições do Gabinete de Gestão e Arquivo de Dados (GAD) da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) é garantir condições favoráveis para consulta de dados (data show rooms), promoção de licitação de dados de exploração e produção, para o que conta com um VDR (Virtual Data Room).

O VDR é uma plataforma Cloud baseada no produto IVAAP de INT e implementada pelas companhias SATEC e MIAPIA, destinada a atender a necessidade de oferecer a investidores um acesso preliminar a um conjunto predefinido de dados de E&P, de forma remota, permitindo definir com total precisão o conjunto de dados a que o usuário tem acesso.

Diversos factores que impulsionaram a implementação do VDR, destacando-se a adaptação da ANPG ao contexto de pandemia da Covid-19, que limitou deslocações, o que entretanto não alterou o imperativo de fornecer acesso aos dados. Outro factor prende-se com o novo rumo da transformação digital, que é o caminho seguido por companhias de sucesso.

Entre as maiores funcionalidades do VDR está o suporte aos objectos e formatos mais importantes do sector (logs de poços, sísmica 2D e 3D, trajectórias ou litologias) através de conectores à bases de dados que armazenam a informação de E&P nos formatos de ficheiros mais habituais: LAS, DLIS, SEG-Y. Permite a visualização e pesquisa destes dados sobre uma plataforma GIS (Sistema de Informação Geográfica) e também o acesso e pré-visualização de relatórios técnicos em formato PDF.

A ferramenta está implementada e operativa, sendo possível agendar sessões do VDR por meio do site da ANPG. Grandes companhias petrolíferas, tais como a ENI, Equinor e Namcor, ja tiveram a oportunidade de utilizar a ferramenta, que operaram pessoalmente dada a sua facilidade de uso. Os resultados foram satisfatórios e estas companhias mostraram o interesse em agendar novas sessões.

Outras sessões de VDR foram agendadas e estamos na expectativa que mais companhias interessadas nos blocos da Licitação 2021 também possam agendar as suas sessões.

Acesse este Link para marcação de sessões do VDR.

Notícias relacionadas