SUSTENTABILIDADE NO SECTOR PETROLÍFERO TOMOU CONTA DO “DIA DOS PETRÓLEOS”

Últimas Notícias

24 de Julho de 2023 | “Queremos produzir petróleo de uma forma cada vez mais limpa, visando a sustentabilidade no sector. A nossa preocupação não se limita ao presente, mas também ao futuro, pois queremos que as gerações vindouras encontrem um planeta, do ponto de vista ambiental, sustentável”, declarou nesta quinta-feira, 20, o Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, durante o Fórum de Sustentabilidade, inserido no Dia dedicado ao sector, na 38.ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA).

O PCA da Concessionária Nacional apelou igualmente à coesão dos intervenientes na indústria, na busca de consensos em torno da sustentabilidade, de forma a encontrar caminhos para melhorar cada vez mais o desempenho do sector petrolífero.

“A sustentabilidade não nos está a ser imposta, nós temos consciência de que precisamos de salvaguardar o ambiente, por isso é importante produzirmos com menos emissões de carbono” realçou.

O Fórum contou com sessões de troca de experiências facilitadas pela ANPG, ETU Energias, TotalEnergies, Chevron, ExxonMobil, Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Sonangol (UNEP), Azule Energy, ExxonMobil, Equinor e da Associação das Empresas Contratadas da Indústria Petrolífera de Angola, tendo sido prestigiado com a presença de deputados e gestores ligados à indústria extractiva Angola.

Houve ainda uma simbólica homenagem que consistiu em repartir os participantes do Fórum em duas equipas, as quais adoptaram as designações Hermínio Escórcio (Director Geral da Sonangol de 1979 a 1987) e Desidério Costa (Ministro dos Petróleos de 2002 a 2008). A dinâmica visou enaltecer o contributo prestado por uma geração pioneira da história da actividade no nosso país, culminando com um momento de interação entre os representantes de cada operadora expositora na Feira e as duas caravanas.

Esta é a terceira presença na FILDA do sector petrolífero, concretamente no segmento do upstream num modelo de integração, onde a Concessionária, as operadoras e as prestadoras de serviço interagem num ambiente mais descontraído com a sociedade.

Notícias relacionadas