SOMOIL CONTRATA SONDA PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE PETROLÍFERA NACIONAL

Últimas Notícias

Luanda, 23 de Agosto de 2021 | A SOMOIL – Sociedade Petrolífera Angolana, S.A., associada da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, na qualidade de operadora das associações FS e FST, localizadas na zona terrestre da Bacia do Congo, na província do Zaire, contratou a sonda de perfuração FALCON 1000HP, modelo DR-1000, com vista ao cumprimento do seu objectivo estratégico de aumentar em 50% a produtividade das suas explorações petrolíferas. Esta nova unidade vai permitir realizar operações de workovers ou reparações em poços existentes, reperfurações e novas perfurações, assim como completar novos poços de produção e exploração.

O programa de actividades da sonda FALCON 1000HP abrange os próximos três anos. Neste programa destaca-se o plano de re-desenvolvimento das associações FS e FST, que inclui a perfuração de novos poços de petróleo, sobretudo no reservatório Pinda, para permitir o aumento da produção e, em simultâneo, o aumento das reservas. Esta unidade será́ também utilizada para perfurar poços de exploração em terra (onshore).

Esta aquisição da SOMOIL tem ainda benefícios indirectos, como a criação de novos empregos, aumento da qualificação profissional dos quadros angolanos através da transferência de know-how e a contratação de empresas locais que prestam serviços ao sector petrolífero.

Para Edson dos Santos, Presidente da Comissão Executiva da SOMOIL, S.A., é um marco na actividade da empresa e elogia o trabalho de equipa feito até aqui pela SOMOIL, ANPG, Governo Provincial do Zaire e autoridades tradicionais da Província, sem o qual não teria sido possível efectuar esta operação, porque

“Não só nos vai permitir atenuar o declínio da produção nas associações FS e FST, como nos vai assegurar um aumento de produção de, pelo menos, 30% até 2024. Um período em que atingiremos a meta dos 10.500 BPOD”. Em tão pouco tempo e de forma tão segura – com zero incidentes, assim como o contributo da mesma para a criação de novos postos de trabalho e para o reforço da qualificação dos técnicos angolanos. Esta nova sonda vai também permitir desenvolver actividades em terra e, consequentemente, aumentar as reservas no onshore angolano”.


“Esta aquisição chega em boa hora, uma vez que parte do trabalho da concessionária nacional com os operadores se tem concentrado nos esforços para evitar o declínio da produção – um objectivo que aos poucos estamos a conseguir atingir em equipa e para o bem de todos. O facto da SOMOIL ser uma empresa nacional deve deixar-nos a todos satisfeitos e com esperança de que o sector petrolífero angolano vai continuar a ser produtivo e lucrativo e que todas as empresas têm um lugar para desempenhar neste processo”.

Recorde-se que a SOMOIL é também operadora do bloco 2/05, no offshore, e participa dos grupos empreiteiros dos blocos 3/05, 3/05ª, 4/05 e 17/06.

Notícias relacionadas