ANPG APADRINHA MODERNIZAÇÃO DO LARGO IRENE COHEN

Últimas Notícias

23 de Junho de 2022 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) leva a cabo o projecto de reabilitação e modernização do Largo Irene Cohen e zona envolvente, no âmbito da sua responsabilidade social. O monumento, localizado mesmo à frente da sede da Concessionária Nacional, no Distrito Urbano da Ingombota, é circundado por duas outras referências de valor histórico e cultural, o Edifício do Governo Provincial de Luanda e a Igreja do Carmo.

Com duração prevista de dois meses, as obras a cargo da TFERFI, Lda seguem a bom ritmo e está tudo a postos, garante o empreiteiro Luís Figueiredo, para no final do mês de Julho se devolver aos munícipes um espaço verde revitalizado, com o diferencial da eficiência energética.

“O jardim será alimentado a partir de painéis solares, o que o torna autónomo da rede geral, tanto no sistema de rega automática como na iluminação e a nível dos holofotes à volta, com lâmpadas microled”, revelou o empreiteiro encarregue também de reabilitar a fachada da Igreja do Carmo.

Satisfeito com a obra mostrou-se o Chefe de Departamento de Administração, Mário Gabriel, que ressalta a cooperação do Governo Provincial de Luanda e da Administração do Distrito Urbano da Ingombota.

“É um contributo da ANPG para a valorização dos monumentos, a requalificação de espaços de lazer, a protecção ambiental com o uso de energias verdes e também tendo em conta a importância da iluminação da zona envolvente na segurança pública”, completou.

Na era colonial o Largo denominou-se Alexandre Herculano, homenageando o escritor ligado romantismo português, tendo sido rebaptizado Largo Irene Cohen, já na Angola independente. É um tributo a uma das cinco jovens heroínas integrantes do Esquadrão Kamy, tombadas a 02 de Março de 1967 no norte do País, onde desenvolviam na clandestinidade a luta que levaria à proclamação da nossa soberania do jugo colonial português no dia 11 de Novembro de 1975.

_________

Notícias relacionadas