RELATO | Uma Calculadora que vai mudar a indústria do petróleo

Últimas Notícias

O inventor Silvestre Cassa Iombo está na FILDA, a decorrer de 09 a 13 de Julho na Zona Económica Especial Luanda-Bengo, para divulgar o projecto designado Oil Field Calculator 2000, a calculadora especializada em projecção de infraestruturas petrolíferas e estimação de custos.

“Dantes faziam-se projecções de infraestruturas demoradas e complexas. Vamos ter um sistema muito fácil e rápido de uso. Foi assim que desenvolvi a calculadora Oil Field Calulator 2000. É uma das primeiras digitais existentes no país”, conta o engenheiro que é também quadro da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).

Iombo deixou Angola em 1992 com os pais, rumo aos EUA onde fez o ensino médio e a licenciatura em Engenharia de Petróleos, na Faculdade Estatal de Luisiana, em 2001.

“Depois da formação, como era bolseiro da Sonangol, tive que regressar, mas foi minha opção. Queria dar a Angola daquilo que é o meu saber. Ao longo da formação comecei a juntar ideias, pensei em desenvolver uma calculadora que vai mudar a indústria do Petróleo”.

A OFC 2000, segundo advoga o inventor, tem uma margem de erro muito pequena.

“Porque nós já fizemos estimação de custos para infraestruturas de vários projectos dentro da Sonangol, com testes que permitiram aferir que seria um benefício. Por exemplo, tínhamos um simulador “Questor”, que entretanto não estava em funcionamento, e a calculadora que eu inventei fez melhor estimação naquele âmbito”, assegura Iombo.

Casado, pai de cinco filhos e com um palmarés de 18 anos na indústria petrolífera, a par da experiência de docente na Universidade Agostinho Neto por um ano, do engenheiro Iombo pode bem dizer-se que já atingiu boa parte das metas. O grande sonho passa por internacionalizar a invenção já registada e em fase de patenteamento.

“Eu constituí uma empresa, chama-se Oil Field Calculator. Pretendo desenvolver calculadoras digitais e tornar a empresa competitiva a nível internacional”, realçou.

Aos estudantes e aspirantes do ramo dos petróleos, Silvestre deixa uma palavra:

“Muita gente pensa que engenheiro de petróleos vai fazer muito dinheiro, mas é um mito, um paradigma que recomenda mudar a mentalidade. Se quer ser engenheiro, faça-o com honestidade e uma visão mais futurista.”

Notícias relacionadas