PROJECTO “MUNDO AZUL” DA ONG OTCHIVA – ANPG, BP E ASSOCIADOS DO BLOCO 18 INVESTEM USD 300 MIL NA PROTECÇÃO DE MANGAIS

Últimas Notícias

27 de Maio de 2022 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Concessionária Nacional, conferiu nesta quinta-feira (26/05), em Luanda, a validação do Memorando de financiamento rubricado entre a BP Angola em representação do Grupo Empreiteiro do Bloco 18 e a ONG Otchiva, em cerimónia de arranque do projecto “Mundo Azul”, orçado em USD 300 mil, no âmbito dos custos recuperáveis. Trata-se de um investimento de responsabilidade social na conservação e restauração dos mangais na costa angolana para compensar as emissões de dióxido de carbono.

Sob a “bênção” da ANPG, rubricaram o Memorando o Vice-presidente da BP Angola, Hélder Silva, e a Presidente da Otchiva, Fernanda René Samuel. O acto foi prestigiado pelos Ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo; da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau; pelos Secretários de Estado do Petróleo e Gás, José Barroso; das Florestas, André Mota, e pela Administradora Executiva da ANPG, Natacha Massano (em representação do PCA) e os representantes dos associados do Bloco 18, Sonangol e SSI.

Vice-presidente da BP Angola, Hélder Silva (dir,), a Presidente da Otchiva, Fernanda René Samuel (esq.) e Administradora Executiva da ANPG, Natacha Massano (centro)

O Ministro Diamantino Azevedo considerou que o financiamento “é mais uma prova da responsabilidade do Executivo angolano em relação à necessidade de preservar o ambiente. Também é uma demonstração de que é possível o convívio entre a actividade de petróleo e gás e a conservação e protecção do ambiente. Mais uma vez assumimos essa responsabilidade do sector em promover e fomentar toda as acções que tenham como finalidade a protecção desse equilíbrio ambiental.”

Ministros do Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo

Já a administradora Executiva da ANPG, Natacha Massano, reiterou o compromisso da Concessionária Nacional e das suas associadas, na protecção do meio ambiente, assegurando que as suas operações são feitas em alinhamento com as políticas do Executivo, cumprindo com o engajamento global, as normas internacionais e as boas práticas.

“Nunca é demais sublinhar que a segurança e a protecção ambiental são de elevada importância na indústria extractiva. Por isso mesmo, gostaríamos de aproveitar o momento para encorajar os demais intervenientes a juntarem sinergias para em conjunto alcançarmos os objectivos preconizados, pois as portas do sector estarão sempre abertas!”, declarou a Administradora.

Com duração prevista de 12 meses, o projecto “Mundo Azul” levará a cabo acções de educação e sensibilização ambiental, limpeza e reflorestação dos mangais. Entre os benefícios constam a conservação de espécies marinhas como peixes, crustáceos, moluscos, aves migratórias e outras que dependem destes ecossistemas para a sua sobrevivência, bem como a protecção da costa perante os efeitos de fenómenos naturais como tempestades, calemas e erosão. Saem também a ganhar os pescadores locais.

O grupo empreiteiro do Bloco 18 tem como associados a Bp Angola, a Sonangol e a SSI.

______________

Notícias relacionadas