Luanda, 27 de Dezembro de 2024 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e as suas associadas do Bloco 0, operado pela CABGOC (Cabinda Golf Oil Company), tendo como parceiros a Sonangol E.P., a Azule Energy e a TotalEnergies anunciam o alcance com sucesso do primeiro gás, no projecto de Conexão do Sanha (SLGC), na passada Sexta-feira, dia 20.
O projecto Sanha Lean Gas Connection (SLGC), em português, Linha de Transferência de Gás Residual do Sanha é um projecto de nível mundial, construído no Estaleiro da Sociedade Nacional Metalúrgica (Sonamet), na cidade do Lobito, província de Benguela. Visa a instalação de infraestruturas de gás, constituídas por uma plataforma de processamento e compressão de gás e três linhas submarinas de transferência de gás à Fábrica ALNG no Soyo, via gasoduto principal do Congo River Crossing.
O SLGC permitirá fornecer, com o comissionamento do módulo Booster Compression (BC), no primeiro trimestre 2025, cerca de 600 MMSCF por dia atingindo a plena capacidade do gasoduto CRX, possibilitando assim a comercialização do gás armazenado ao longo dos anos, no reservatório do Sanha o que garantirá a continuidade da exportação de gás por meio da Fábrica Angola ALNG.
Para o PCA da Concessionária Nacional, Paulino Jerónimo, este projecto é resultado das políticas introduzidas no sector, que têm vindo a dinamizar os investimentos para a valorização, aproveitamento e comercialização do gás natural.
“A ANPG trabalha para o aumento da produção e fornecimento de gás, prevendo alcançar o fornecimento de gás à ALNG acima de um milhão de pés cúbicos por dia, até 2027, contra os 664 milhões cúbicos por dia em 2023. O projecto Sanha Lean Gas Connection envolve a concepção e construção de uma nova plataforma e sistema de compressão, permitindo o fornecimento de gás do campo de Sanha para a Fábrica de Gás Natural Liquefeito de Angola (ALNG)”, sublinhou o PCA.
Já o Director Geral da CABGOC, Unidade de Negócios Estratégicos da África Austral da Chevron, Billy Lacobie diz que o primeiro gás deste projecto mostra o sucesso da CABGOC em maximizar o valor dos recursos existentes no Bloco 0.
“O projecto Sanha Lean Gas Connection pretende contribuir para o fornecimento de gás do campo de Sanha do Bloco 0 às plantas do Soyo e da Angola LNG, actuando como um hub, que facilitará a comercialização do gás armazenado no reservatório de Sanha e a continuidade da exportação de gás. Como parceiro de longo-prazo, a Chevron tem 70 anos de excelência operacional em Angola e continua dedicada a fornecer energia fiável, acessível e de baixo carbono”, atestou Billy Lacobie.