PRESIDENTE DA REPÚBLICA REAFIRMA POLÍTICAS DE ATRACÇÃO DE INVESTIMENTOS PARA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Últimas Notícias

Luanda, 08 de Outubro de 2024 | O Presidente da República, João Lourenço, afirmou que o Governo angolano aposta na exploração sustentável de petróleo e gás e incentiva a transição para energias renováveis, quando intervinha na 5.ª Edição da Conferência Angola Oil & Gas, no passado dia 02, em Luanda, evento que conta com o alto patrocínio do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

O Chefe de Estado defendeu que as acções do sector devem promover a exploração sustentável dos recursos energéticos fósseis e usar parte dos seus proveitos e capacidade técnica para fomentar o surgimento de uma indústria de fontes renováveis de energia, tais como a solar, a eólica, o hidrogênio verde, a biomassa e outras.

Os intervenientes nas actividades de exploração e produção de petróleo e gás foram orientados a adoptarem medidas de mitigação e compensação das emissões de gases de efeito estufa, entre as quais destacamos a eliminação ou diminuição da queima de gás, a adopção de tecnologia e equipamentos operacionais menos poluentes, a protecção e a conservação da flora e da fauna, bem como a execução de programas para a criação de florestas ou a reflorestação”, afirmou o Titular do Poder Executivo.

Para o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, o sector vai manter o foco na reposição sustentável de reservas e na continuidade da produção.

A transição energética justa deve salvaguardar a utilização de todas as fontes de energia existentes, dando a possibilidade aos países produtores de petróleo e gás de continuarem a desenvolver os seus recursos, focando os seus esforços na exploração e nas actividades de desenvolvimento para garantir uma reposição sustentável de reservas e a continuidade da produção, promovendo assim o crescimento e desenvolvimento económico dos mesmos”, referiu o Ministro.

A exploração e produção de hidrocarbonetos são essenciais para impulsionar o processo de transição energética. A este propósito, o Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Paulino Jerónimo salienta a importância de garantir a eficiência na produção.

Quando comparamos os investimentos de 2022 a 2023, crescemos em 96%. Em 2022 tivemos em média 7 mil milhões de dólares em investimentos e em 2023 tivemos quase o dobro, cerca de 14 mil milhões de dólares. Isto prova que o nosso sector é dinâmico, está activo e também prova a confiança dos nossos investidores nas reformas políticas do Executivo angolano”, disse Paulino Jerónimo.

Para além de participações feitas por membros do Conselho de Administração da ANPG durante a Plenária, a Concessionária Nacional fez-se representar com um stand onde deu a conhecer as várias oportunidades de negócios existentes no sector.

Angola Oil & Gas é uma organização da empresa Energy Capital Power e conta com o apoio institucional da ANPG, Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo e Sonangol.

Notícias relacionadas