POÇO TOBIAS MARCA RETOMA DA EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA NA BACIA TERRESTRE DO KWANZA

Últimas Notícias

05 de Setembro de 2023 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e a Sonangol, lançaram na passada sexta-feira, 01, o arranque da exploração petrolífera na Bacia terrestre do Kwanza, com a operactividade do “Poço Tobias-13” (Spude date), no Bloco KON11, situado na comuna de Cabo Ledo, município de Quissama, província de Luanda, 27 anos depois da sua desactivação.

O poço, que possui entre 700 e 800 metros de profundidade, com um volume estimado de seis milhões de barris no seu reservatório, tem a Sonangol como operador activo, com 30 por cento da actividade de exploração, e como parceiros a Brite’s Oil and Gas (25 por cento), Grupo Simples (20 por cento), Atlas Petroleum Exploration (20 por cento) e a Omega (5 por cento).

Marcaram presença no acto oficial do lançamento, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, o Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, a Administradora comunal de Cabo Ledo, Clementina Palma, bem como administradores, gerente de Blocos, e gestores afectos às petrolíferas.

Para o PCA da Concessionária, “este é um marco importante que assinala o reinício da actividade em terra (onshore) na Bacia do Kwanza. Isto prova que estamos de facto engajados em pôr o sector petrolífero a funcionar, a todos os níveis. Este poço é parte do conteúdo local, na medida em que a Sonangol e os parceiros são empresas nacionais. Esperamos com isso que outras empresas se sintam igualmente incentivadas”.

Notícias relacionadas