09 de Julho de 2025 | O Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, efectuou uma visita de trabalho à Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Petróleo (do inglês FPSO) Agogo, operado pela Azule Energy, localizada nos mares da província do Zaire, na passada sexta-feira, 04 de Julho, com a finalidade de aferir o andamento das operações.
Paulino Jerónimo acompanhado pelos Gerentes de Bloco, Hermenegildo Manuel e Paulo Fernandes, foram recebidos pelo Director Geral da Azule Energy, Adriano Mongini, ladeado de uma vasta equipa que proporcionou uma visita guiada às instalações do navio-plataforma. A FPSO Agogo construída na China, chegou a Angola em Maio último e tem previsão de alcançar o primeiro óleo ainda este ano, com uma produção inicial de 30 mil barris por dia.
Para o PCA da ANPG, o balanço da visita é positivo pois os trabalhos estão a decorrer conforme planeado. Além disso, aponta que por várias razões Agogo é um exemplo a seguir.
“As outras FPSOs, principalmente as primeiras levaram-nos uns três anos a construir enquanto esta levou 17 meses. Em relação às emissões de carbono, numa altura em que muito se fala de transição energética para a protecção do ambiente, esta FPSO está completamente preparada para o efeito. Já em termos de Capital Humano, 80 por cento do pessoal é angolano” esclareceu.


Já Adriano Mongini mostrou-se satisfeito com a visita da ANPG, pois foi uma oportunidade para mostrar à Concessionária a razão pela qual o projecto mereceu a confiança das autoridades angolanas.
“A Azule é uma empresa nova, apesar de os seus accionistas terem um longo histórico na relação com Angola. Mesmo assim foi possível concretizar um projecto tão complexo, de uma forma tão rápida e segura, superando todas as dificuldades. O Agogo por si só vai produzir 10 % da produção total de Angola, isto demonstra que a sua importância vai além da Azule. É importante para o País”, ressaltou Mongini.
A Unidade faz parte do Projecto de Desenvolvimento Integrado West Hub Agogo, que visa desenvolver as duas descobertas mais importantes do Bloco 15/06, os campos Agogo e Ndungu, aumentando significativamente a produção no bloco.

