Novo Consórcio de Gás prepara acordo comercial

Últimas Notícias

A Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG) recebeu, nesta quinta-feira, dia 10 de Outubro, no edifício sede, os representantes do futuro Consórcio de Gás, constituído pela Angola LNG, Sonangol P&P, BP, CABGOC, ENI Angola e pela Total E&P, no âmbito do processo negocial do Acordo Comercial para a exploração, desenvolvimento e produção de gás natural.

O Acordo Comercial foi inicializado pelo Director de Negociações da ANPG, Hermenegildo Buila, e pelos integrantes do futuro Novo Consórcio de Gás. O documento rege a relação entre as partes até à assinatura do Contrato de Serviço com Risco e define os termos e condições para o início das operações petrolíferas, numa primeira fase nas áreas de Quiluma e Maboqueiro. A finalidade é colmatar o declínio do fornecimento de gás à planta da Angola LNG, em 2023.

Está prevista para os próximos dias a assinatura do referido Acordo Comercial pelo Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, e pelos representantes máximos das empresas petrolíferas que fazem parte do Futuro Consórcio de Gás.

Em acto contínuo, o Director de Negociações testemunhou ainda a inicialização do Contrato de Partilha de Custos entre as operadoras, que deverá ser homologado pelos representantes do futuro Novo Consórcio de Gás e define os custos a serem partilhados entre as partes no Contrato de Serviço com Risco.

Notícias relacionadas