NAMÍBIA BUSCA EXPERIÊNCIA DE ANGOLA NO SECTOR DOS HIDROCARBONETOS

Últimas Notícias

07 de Novembro de 2022 | O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, recebeu nesta quinta-feira, 3/11, em audiência, uma delegação da Direcção dos Assuntos Petrolíferos do Ministério das Minas e Energia de Namíbia (DPA), chefiada pelo seu Director Adjunto, Carlo Mcleod.

O encontro serviu para alinhamento entre as partes, prevendo-se a assinatura de acordos futuros no sector petrolífero. Foram abordados temas relacionados com a transição energética, a restruturação do sector petrolífero e conteúdo local, áreas em que a delegação namibiana pretende colher a experiência de Angola.

Para o PCA da ANPG, a visita reveste-se de grande importância, na medida em que a troca de experiências ajuda no desenvolvimento dos países. As recentes descobertas na bacia marítima do país vizinho tornam-no em potencial parceiro no sector petrolífero em África.

“É motivo de alegria para nós a descoberta de grandes reservas de petróleo na Namíbia. Do nosso lado, colocamo-nos ao dispor para partilharmos os nossos conhecimentos e experiências”, salientou.

“Namíbia e Angola têm laços fortes de irmandade, pelo que devemos trabalhar juntos. Especialmente agora que temos mais áreas de interesse comum. Angola tem sido produtor de hidrocarbonetos há longos anos enquanto a Namíbia teve descobertas recentes. Por esta razão nós queremos cooperar com a ANPG, com o Governo de Angola, para bebermos da vossa experiência”, afirmou Carlo Mcleod.

Fizeram igualmente parte do encontro, da parte da ANPG, o Administrador Executivo, Gerson dos Santos; o Director de Planeamento Estratégico, Alcides Andrade; o Director de Negociações, Hermenegildo Buila; a Directora Jurídica, Teresa Matoso e técnicos dos Gabinetes de Planeamento Estratégico e Comunicação. Da parte namibiana, acompanharam Carlo Mclead a Adida Comercial da Embaixada em Angola, Julia Munguda; o Inspector-Chefe da DPA, Andreas Sheehama, e o geocientista sénior Joseph Amakali.

___________

Notícias relacionadas