MENSAGEM DE FINAL DE ANO DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Últimas Notícias

31 de Dezembro de 2022 |

Prezados colegas,

Chegamos ao final de mais um ano, marcado por vários acontecimentos com grande impacto na indústria petrolífera, tais como o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o aligeiramento das medidas restritivas da pandemia da Covid-19, assim como o electrizante Mundial de futebol, no Qatar.

A nível do sector petrolífero em particular, observamos uma subida significativa dos preços do petróleo bruto, resultante (de entre os vários factores) do aumento na mobilidade da população e do crescente consumo de combustíveis a nível global.

Seguindo o nosso Plano Estratégico 2019-2022, o ano que finda foi de um contínuo comprometimento nas acções que visam atenuar o declínio da produção, aumentar a taxa de substituição de reservas, melhorar o ambiente de negócio tornando o nosso sector mais competitivo e um local de escolha dos investidores, bem como reduzir as paragens não programadas e o seu impacto nas perdas de produção.

Continuamos a trabalhar na criação do novo Modelo Operativo na ANPG, o “Programa Ekumbi”, que dotará a nossa instituição de instrumentos de gestão inovadores, processos de trabalho focados nos resultados, tecnologia e sistemas de informação que permitirão uma actuação mais célere, ágil e eficiente face aos desafios do sector e assim caminharemos a passos largos na consolidação da função Concessionária, Reguladora e Fiscalizadora nos segmentos de petróleo, gás e biocombustíveis.

Nesta recta final de 2022, apesar dos desafios na concretização de alguns dos nossos objectivos, é com agrado que afirmo que tivemos um bom ano e que em mais um ciclo, fomos capazes de demonstrar que somos uma equipa cada vez mais coesa e com um propósito inequívoco, conhecedora da missão, visão, dos valores que defendemos e das prioridades que orientam as nossas acções.

Aproveito a oportunidade para destacar algumas das realizações deste ano, a começar por uma produção petrolífera dentro dos níveis preconizados. Sancionamos diversos projectos com grande potencial em novos recursos, registamos novas descobertas como a do poço de Exploração Bavuca-Sul 1 e demos continuidade às actividades de desenvolvimento no Bloco 17/06 (Begónia).

Procedemos ainda à extensão do período de exploração do Bloco 2/05, à assinatura dos contratos de partilha de produção dos blocos adjudicados no âmbito do processo de licitação 2020 das Bacias terrestres do Baixo Congo e do Kwanza, ao arranque de produção de novos projectos em diferentes blocos, a par de termos assumido a condução da caminhada rumo a um Conteúdo Local robusto e sustentável.

É de realçar a aposta na melhoria das condições de trabalho no edifício-sede e na melhoria do ambiente que nos rodeia, com iniciativas de responsabilidade social que culminaram na remodelação do Largo Irene Cohen, hoje alimentado com energia limpa, sendo esta uma forma de promover a utilização de energias renováveis.

Ainda neste quesito, em coordenação com os nossos parceiros e investidores do sector, implementamos diversos projectos de responsabilidade social em várias províncias do País, destacando-se o Projecto Social Integrado – Acesso à Energia, Água e Saúde nas províncias da Huila e Namibe; a reabilitação e apetrechamento de equipamentos sociais como Centro Materno-Infantil da Vila Verde, em Luanda; a Escola do I e II ciclo na Cabaia, na província de Benguela; a Escola do I e II Ciclo 11 de Novembro, igualmente na província de Benguela, bem como o Centro Neurológico de Tratamento da Hidrocefalia em Luanda.

No âmbito das parcerias estratégicas internacionais, estabelecemos acordos com as nossas congéneres do Brasil, Serra Leoa e São Tomé e Príncipe.

No capítulo da promoção de oportunidades de carreira e de desenvolvimento da liderança feminina no sector petrolífero, impulsionamos junto dos intervenientes do sector a criação da plataforma de liderança feminina Muhatu Energy Angola.

O ano que se avizinha vai ser desafiante ao abrir o novo ciclo de planeamento 2023-2027 com a aplicação do novo modelo operativo, contando com o engajamento de cada um de nós, agentes da ANPG, para o alcance dos objectivos do nosso País, o que passa também pela capacitação contínua e gestão eficiente de carreiras.

Temos também a destacar o início da construção de uma Caroteca, de modo a acomodar os dados existentes dentro e fora do País.

No âmbito das contribuições para a transição energética, estamos focados em acções que permitam uma descarbonização gradual das nossas operações petrolíferas, tendo ao longo do ano trabalhado com os operadores na gestão da redução da queima de gás, iniciativas de aumento do consumo de eletricidade nas instalações proveniente de energias limpas, assim como na avaliação de novas tecnologias para o desenvolvimento de futuros projectos.

Em nome do Conselho de Administração da Concessionária Nacional, expresso o nosso profundo reconhecimento por todos os feitos alcançados no sector e gostaria de felicitar cada interveniente directo e indirecto, pela forma comprometida, ética e resiliente na execução das actividades.

Desejo a todos festas felizes e um próspero Ano Novo.

Notícias relacionadas