LICITAÇÕES 2019: Exposição Itinerante internacional da ANPG apresentada no Reino Unido

Últimas Notícias

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), nas vestes de nova Concessionária Nacional, para o segmento do upstream, levou a exposição itinerante (roadshow) à Londres na terça-feira, dia 17 de Setembro, depois de Houston (EUA), no dia 10, divulgando as novas oportunidades nas bacias marítimas do Namibe (com 9 blocos) e Benguela (1 bloco).

Com a sala do Intercontinental London Hotel lotada, os participantes demonstraram interesse e a equipa de prelectores ANPG pôde efectuar as suas apresentações, garantindo aos grandes investidores a reunião de todas as condições necessárias para avançarem nessas áreas de águas profundas do offshore de Angola. O certame contou com a presença do Dr. Rui Mangueira, Embaixador de Angola no Reino Unido.

“Parabenizar a equipa da ANPG pelo facto de ter realizado este roadshow em Londres, estiveram aqui presentes grandes operadores, o que facilitou bastante a compreensão sobre a apresentação feita. Foi extremamente, importante e deu para se perceber com clareza a grande potencialidade existente nos 10 blocos em licitação nas Bacias de Benguela e do Namibe para o investimento que será feito.” – referiu o diplomata.

O Executivo angolano tem envidado consideráveis esforços no sentido de inverter o preocupante declínio da produção nacional que, até hoje, ainda representa cerca de um terço do PIB e mais de 90% das exportações. Como tal, realizou reformas no sector do petróleo e do gás natural, melhorando a atractividade do regime fiscal, separando a função de regulador do sector da Sonangol E.P. e transferindo-a para a ANPG no início deste ano.

Sob a égide das reformas implementadas pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, desde que assumiu o poder em 2017, a criação da ANPG é vista como um importante passo à frente na melhoria da supervisão e da transparência das empresas no país.

A ronda de licitação começa oficialmente no próximo dia 2 de Outubro de 2019. Será realizada sob a Lei das Actividades Petrolíferas de 2004, com emendas a partir de Abril deste ano, com relevância ao Decreto Presidencial 86/18, relativo a concursos públicos.

De acordo com o programa, as propostas serão abertas em Novembro do corrente ano, sendo os contratos negociados de Janeiro a Março de 2020 e assinados em Abril do mesmo ano.

A última etapa do roadshow será realizada nos Emirados Árabes Unidos (Dubai), na próxima segunda-feira, dia 23 do corrente mês.

Notícias relacionadas