FÓRUM REAFIRMA COMPROMISSO DO EXECUTIVO COM A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Últimas Notícias

1 de Março de 2021 | Arrancou esta manhã, numa das unidades hoteleiras da capital, o Fórum de Exploração Petrolífera em Áreas de Conservação Ambiental, uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA), e o dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), que conta com o impulso da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, no discurso de boas vindas

O evento está a ser prestigiado pelos titulares dos pelouros, membros do Executivo, deputados, gestores e técnicos do sector petrolífero, jornalistas, ambientalistas e distintas personalidades da sociedade. Trata-se de uma porta de diálogo para dirimir interpretações imprecisas sobre o anúncio de concursos públicos lançados pela ANPG para o estudo do impacto ambiental e de acessibilidade nas Bacias Terrestres de Etosha/Okavango.

Com uma agenda de quatro horas, o fórum tem como prelectores quadros do MIREMPET, do MCTA e da ANPG. Em discussão estão três painéis, a saber, “A exploração petrolífera em Angola, estratégias e perspectivas; O quadro legal aplicável ao sector petrolífero e por último, As actividades em Áreas de Sensibilidade Ambiental.

Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, reputou o Fórum como sendo de grande importância estratégica e comunicativa

No seu discurso de boas-vindas, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, elogiou a diferença de opiniões que povoam o espaço público. É do interesse do Executivo, sublinhou, a busca de soluções equilibradas que protejam o ambiente e abram oportunidades à actividade económica para a melhoria das condições de vida da população.

Prelectores quadros do MIREMPET, do MCTA e da ANPG

Por seu lado, o Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, reputou o Fórum como sendo de grande importância estratégica e comunicativa. Adiantou que “o Executivo irá preparar um pacote legislativo adicional, de modo a assegurar que as boas práticas internacionais sejam observadas por todos os intervenientes nas áreas de protecção ambiental”.

O evento tem transmissão online e acesso livre através da plataforma Zoom.

Notícias relacionadas