Fórum do Dia dos Petróleos na FILDA 2019 – Discurso de boas-vindas do PCA da ANPG

Últimas Notícias

Discurso de boas-vindas do PCA da ANPG, Eng.º Paulino Jerónimo, no Fórum do Dia dos Petróleos na FILDA 2019, Sob o lema “A CONTRIBUIÇÃO DO SECTOR PETROLÍFERO PARA A DINAMIZAÇÃO DA DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA”

Exmo. Senhor Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos da República de Angola, Doutor Diamantino Azevedo,

Exmo. Senhor Secretário de Estado da Economia, Doutor Sérgio dos Santos,

Estimado Director-geral do Instituto Regulador dos Derivados dos Petróleos, Eng.º Manuel Albino Ferreira,

Estimado PCA da Sonangol, Eng.º Gaspar Martins,

Estimados Directores-gerais e representantes das empresas operadoras petrolíferas em Angola,

Estimados Directores-gerais e representantes da empresas prestadoras de serviços do sector petrolífero,

Caros convidados, expositores, minhas senhoras e meus senhores,

Bem-vindos ao Dia dos Petróleos na 35.ª Edição da FILDA, sob o lema “A Contribuição do Sector Petrolífero Para a Dinamização da Diversificação da Economia”.

Encontram-se representados nesta sala expositores, as operadoras petrolíferas Sonangol, Total, BP, Chevron, Eni, Exxon, Equinor e Somoil, bem como as empresas prestadoras de serviços do sector petrolífero.

Minhas senhoras e meus senhores,

O Sector Petrolífero vive actualmente dois grandes desafios. O da reestruturação do Modelo de Organização e o da redução do declínio acentuado da produção petrolífera, conforme estabelece o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018.2022. Para o primeiro desafio, está, praticamente, terminada a transferência das áreas operacionais da Concessionária para a Agência, assumindo, desde já, a Agência Nacional de Petróleo e Gás o pleno exercício da função de Concessionária.

Para o segundo desafio, a ANPG sob orientação do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, e em conjunto com as operadoras petrolíferas e outros intervenientes, e fazendo uso da legislação aprovada recentemente pelo Executivo, traçou uma série de medidas que terão impacto a curto, médio e longo prazos na produção petrolífera. Medidas essas, que vão desde a redução das paragens não planificadas até ao orçamento da actividade de exploração, passando pelo desenvolvimento dos campos marginais, a exploração dentro das áreas de desenvolvimento e a exploração, desenvolvimento e produção do gás.

Também faz parte do plano a optimização de custos, principalmente com a promoção da partilha de meios logísticos entre as diferentes concessões. O conteúdo local estará também no centro das atenções. Todas estas medidas deverão traduzir-se não só no aumento do número de barris produzidos, mas também no aumento de números de empregos, tão necessários, principalmente para a juventude.

Minhas senhoras e meus senhores,

Embora não antecipemos a assinatura de acordos na presente edição da Feira, vamos aproveitar a realização deste Fórum para contribuirmos para a melhoria contínua do Sector do Petróleo e Gás de Angola.

Muito obrigado!

Notícias relacionadas