CONCLUÍDO TRABALHO DE LIMPEZA NAS PRAIAS DE MALEMBO, CHINFUCA E ZENGA

Luanda, 31 de Janeiro de 2025 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Concessionária Nacional, reguladora e fiscalizadora do sector petrolífero para o segmento upstream, vem actualizar a informação referente ao derrame verificado na Província de Cabinda, no passado dia 21 de Janeiro, face à conclusão dos trabalhos de limpeza nas praias nas Praias de Malembo, Chinfuca e Zenga. A Comissão multissectorial que coordenou as actividades esteve integrada pelo Ministério do Ambiente, Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Governo da Província de Cabinda, ANPG e Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC).

Já se encontram livres de manchas de hidrocarbonetos, desde o passado dia 30, as praias referidas que haviam sido afectadas numa extensão aproximada de 6 km em terra, nas proximidades do Bloco 0, operado pela CABGOC.

Por outro lado, os resultados laboratoriais das amostras recolhidas indicam que a análise de impressões digitais de hidrocarbonetos é compatível com um dos reservatórios da Operadora. No dia 27 de Janeiro, foi verificada uma anomalia no oleoduto de Lomba para Nemba Sul, localizado na Área B, do Bloco 0, que está a ser investigada. No entanto, a produção da plataforma Lomba está interrompida desde o dia 23.

Mais se informa que as operações de produção da CABGOC continuam a funcionar normalmente e o trabalho de verificação da integridade das suas operações de produção em todos os campos continua.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, sob coordenação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, aproveita a ocasião para reafirmar o compromisso do sector com a observância das boas práticas de segurança, saúde e ambiente, com vista a minimizar o impacto negativo da actividade na natureza e no modo de vida das comunidades.

Gabinete de Comunicação da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis