COM APOIO DOS PARCEIROS DO BLOCO 15/06 – ANPG E AZULE ENERGY REABREM POSTO DE SAÚDE DO BURACO

Últimas Notícias

26 de Maio de 2023 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, a Azule Energy e os parceiros do Bloco 15/06 (Sonangol e Sinopec) acabam de reabrir o Posto de Saúde do Buraco, unidade reabilitada integralmente e dotada de um sistema de energia solar para que o seu funcionamento esteja sempre assegurado e seja autossuficiente.

O Posto de Saúde do Buraco, localizado no município de Talatona, é uma das quatro unidades sanitárias beneficiárias da 3.ª fase de um projecto social de electrificação, através do qual se têm dotado os centros e os postos de saúde de sistemas solares, obras de reabilitação e reparação de sistemas de água, promovendo a melhoria da qualidade e a disponibilização de melhores e mais regulares serviços de saúde às comunidades locais.

O sistema solar instalado no Posto de Saúde do Buraco foi projectado para lhe fornecer energia limpa e fiável, garantindo que os serviços de saúde estejam disponíveis sem interrupções. Este sistema solar também vai contribuir para a redução das emissões de carbono e para a melhor gestão das alterações climáticas, o que significa na prática que com este sistema solar instalado, este posto de saúde vai operar com maior eficiência energética em função da redução de custos que se vai atingir.

O Administrador Executivo, Gerson Santos em representação do Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, saúda esta reabertura do Posto de Saúde do Buraco, assim como o trabalho de equipa desenvolvido entre a Concessionária Nacional, o operador e os parceiros do Bloco 15/06 e os resultados alcançados.

“O sector Petrolífero, coordenado pelo Ministério de Recursos Minerais, Petróleo e Gás, orgulha-se de caminhar em conjunto com as estruturas do executivo Angolano e com os nossos parceiros internacionais dedicando fundos para apoiar projectos de desenvolvimento junto das comunidades. A nossa vasta experiência em trabalhar junto das comunidades e identificar conjuntamente soluções sustentáveis que visam a melhoria das condições da população, é aqui demonstrada pela entrega dessa infraestrutura social que vai beneficiar a comunidade ao redor a ter acessos a serviços primários de saúde, evitando assim terem de percorrer grandes distâncias para a obtenção destes serviços”, declarou Gerson Santos.

Por seu lado, o representante da Azule Energy, Director de Assuntos Governamentais e Relações Externas, Hélder Silva afirmou que “orgulhamo-nos de apoiar através desta iniciativa os esforços do Governo de Angola para melhorar as condições de vida e o acesso aos serviços de saúde a uma fonte de energia limpa, direitos fundamentais para todos os cidadãos”.

O mesmo responsável recorda que a “Azule Energy, que está comprometida em apoiar o desenvolvimento sustentável em Angola, manter-se-á a trabalhar em estreita colaboração com os seus parceiros para impulsionar o desenvolvimento positivo e sustentável do país”.

O Posto de Saúde do Buraco vai fornecer serviços médicos vitais para a comunidade, designadamente os cuidados primários, os de saúde materno-infantil e os de prevenção de doenças.

Refira-se que este projecto de electrificação, com a sua terceira fase, beneficiou também os Postos de Saúde da Vitrona, no município de Belas; da Quiminha, no município de Icolo e Bengo; e do Demba Chio, no município da Quissama, num total agregado de 34 KW de energia solar instalada. Esta potência adicionada à energia solar já instalada nas fases anteriores resulta num valor total de 64 KW disponibilizados por esta via às populações dos locais atrás mencionados.

Notícias relacionadas