ANPG ASSINA CONTRATOS DE SERVIÇOS COM RISCO DAS ÁREAS DE CONCESSÃO DOS BLOCOS 3/24 E 6/24

Últimas Notícias

Luanda, 14 de Novembro de 2025 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) assinou em Luanda, no passado dia 06, Contratos de Serviços com Risco (CSR) com os Grupos Empreiteiros dos Blocos 3/24, localizado na Bacia do Baixo Congo, e 6/24, localizado na Bacia do Kwanza.

O Bloco 3/24 foi adjudicado ao Consórcio constituído pela AFENTRA que detém 40% do interesse participativo e é o Operador, pela Maurel & Prom, com 40% e a Sonangol E&P, com 20%. Já o Bloco 6/24 foi adjudicado ao Consórcio constituído pela Sonangol E&P que detém 50% do interesse participativo e é o Operador, pela Red Sky Energy, com 35% e pela ACREP Angola, com 15%.

Os contratos celebrados foram outorgados ao abrigo do Regime Jurídico de Contratos de Serviços com Risco. Trata-se de um modelo contratual que assegura um equilíbrio justo entre risco e retorno, incentivando a participação de empresas com capacidade de investimento nas fases iniciais de prospecção e pesquisa, sob supervisão da ANPG enquanto Concessionária Nacional.

O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, em representação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, sublinhou que “estes contratos simbolizam a confiança dos investidores no potencial geológico de Angola, no nosso quadro legal, fiscal e institucional, e na capacidade conjunta de transformar os recursos naturais em riqueza partilhada e progresso sustentável. É a valorização do potencial geológico do nosso País, reforçando o papel do petróleo e gás como pilar essencial do crescimento económico nacional”.

Para o Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo,
“a assinatura destes contratos resulta de um processo técnico e negocial rigoroso, conduzido pela ANPG sob a coordenação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e do Ministério das Finanças. Estes instrumentos se enquadram no esforço nacional de revitalizar a exploração em áreas Onshore e de águas rasas, diversificando a base de recursos”.

O Director-Geral da AFENTRA, Ian Cloke, revelou que “o Bloco oferece uma oportunidade sólida, de ciclo curto e baixo custo, que permitirá um rápido desenvolvimento com base na infraestrutura existente operada pela Sonangol nas áreas adjacentes”. Acrescentou ainda que “a Afentra valoriza a confiança contínua da ANPG e dos parceiros, Sonangol e Maurel & Prom, e está comprometida em trabalhar em conjunto para desbloquear todo o potencial desta área”.

O PCE da Sonangol E&P, Ricardo Van-Deste, afirmou que “a assinatura deste contrato representa um passo estratégico no reforço da Sonangol E&P enquanto principal operadora nacional. O Bloco 6/24 é um activo com sistema petrolífero comprovado e elevado potencial de desenvolvimento, e contribuirá para a meta de manutenção da produção nacional acima de um milhão de barris por dia”.

Signatários do Bloco 3

Signatários do Bloco 6

Notícias relacionadas