CABGOC CONSTRÓI NO CUANZA-SUL PLATAFORMA PETROLÍFERA DO BLOCO 0 EM CABINDA

Últimas Notícias

17 de Agosto de 2023 | A subsidiária da Chevron em Angola, Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), realizou nesta quarta-feira, 16, na cidade de Porto Amboim, província do Cuanza Sul, a cerimónia de “corte do primeiro aço” no Estaleiro Atlântico do Amboim (EAA), gerido pela ALGOA, que marca o início da produção da plataforma de cabeça de poço N’dola Sul.

A cerimónia contou com as presenças do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, do Governador Provincial, Job Capapinha, do Administrador executivo da ANPG, Belarmino Chitangueleca e parceiros.

O desenvolvimento do campo N’dola Sul é um projecto feito por angolanos, que decorre da concepção e da implementação de uma estratégia centrada no desenvolvimento de projectos com estruturas simples, a baixo custo e de curto ciclo de execução.

O campo situa-se no Bloco 0, a 60 km do Terminal de Malongo, em Cabinda. O projecto consiste na instalação de uma nova plataforma de cabeça de poços, com 12 poços de produção, que será ligada por um oleoduto à plataforma de produção e processamento do Mafumeira Sul, existente no Bloco 0, onde os fluídos serão misturados com a produção do Mafumeira e posteriormente exportados para o sistema de transporte de petróleo e gás do Bloco 0.

O conceito de desenvolvimento aproveita a capacidade de processamento disponível na plataforma Mafumeira, usa uma completação do tipo monobore para produzir o reservatório Pinda sob depleção primária e planeia a perfuração em batéria da secção de superfície, o que reduz o custo para desenvolver os recursos de petróleo e gás do campo N’dola Sul e melhorar a eficiência do capital investido.

Notícias relacionadas