BP E ENI CRIAM AZULE ENERGY PARA OPERAR EM ANGOLA

Últimas Notícias

15 de Março de 2022 | A Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis, representada pelo seu Presidente do Conselho de Administração, Paulino Jerónimo, os administradores Natacha Massano e Gerson dos Santos, presenciou no dia 11 de Março em Luanda, a assinatura de acordo entre a BP e a ENI, para constituição de uma joint venture independente em Angola, denominada Azule Energy.

A nova operadora constituída a meias pela BP e ENI projecta uma produção líquida de petróleo e gás na ordem dos 200.000 barris por dia (bopd) e 2 mil milhões de recursos líquidos. Estima-se que a produção cresça para além dos 250.000 bopd até 2025, com base nas actividades de desenvolvimento e pesquisa em carteira.

Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, presenciou o certame
Secretário de Estado do Petróleo e Gás, José Barroso e distintos executivos da ANPG

No acto da assinatura, que contou igualmente com a presença do Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, do Secretário de Estado do Petróleo e Gás, José Barroso e distintos executivos da duas companhias, O CEO do grupo BP, Bernard Looney, afirmou que a companhia será de grande significância, com um portfólio grande e um futuro brilhante adiante, uma empresa moderna com foco no seu desempenho ambiental e social, e na produção segura de petróleo e gás.

“Estou profundamente optimista em relação ao futuro e em relação à capacidade da Azule Energy apresentar resultados para Angola, os colaboradores e investidores.”

“Ao combinar duas empresas de padrão internacional numa equipa mais forte, a Azule Energy vai alavancar sinergias e activos de alta qualidade reforçando as actividades em Angola e sendo o maior produtor em Angola durante a próxima década, pela contribuição em grandes projectos como o Novo Consórcio de Gás.” Aproveitou também para informar aos presentes que esta é “uma transação única em África”.

A BP e Eni trabalharam em conjunto com o governo de Angola na criação da Azule Energy que está sujeita a todas as aprovações governamentais e outras aprovações relevantes com o objectivo de finalizar a transação em meados de 2022.

Actualmente a Eni é operadora dos Blocos 15/06, Cabinda Norte e Cabinda Centro 1/14, 28 e brevemente do NCG (Novo Consórcio de Gás). Tem igualmente participações nos Blocos 0 (Cabinda), 3/05, 3/05ª, 14, 14 K/ A-IMI, 15 e Angola LNG.

A Bp é operadora dos blocos 18 e 31 e tem participações nos Blocos 15,17, 20 2 29. A Bp tem também participações no Novo Consórcio de Gás e na Angola LNG.

Notícias relacionadas