BLOCO 0 – CABINDA GULF OIL RENOVA CONCESSÃO POR 20 ANOS

Últimas Notícias

A Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC) acaba de assinar com a ANPG um contrato que visa a extensão da exploração e produção do Bloco 0, em Cabinda, por mais 20 anos. Para a ANPG este desfecho é extremamente positivo para Angola, uma vez que a CABGOC trabalha no país há mais de seis décadas e é uma operadora petrolífera conceituadas.

Luanda, 6 de Dezembro de 2021 – A filial da Chevron em Angola, a Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC) acaba de renovar a concessão do Bloco 0, situado ao largo da costa da província de Cabinda. O acordo agora assinado prolonga a concessão por 20 anos, até 2050. No âmbito desta extensão, a CABGOC continua a ser a operadora do Bloco, com uma participação de 39,2%. Do grupo empreiteiro fazem parte a Sonangol, E.P., com uma participação de 41%; a Total, com 10%; e a Eni Angola, com 9,8%.

“Este acordo significa a continuidade e a confiança de um parceiro que vem de longe e que em muito contribuiu para a afirmação de Angola como um grande produtor de petróleo em África”. A extensão desta Concessão é pronúncio para contrariar o declínio da produção e mantermos o foco no seu crescimento a médio e longo prazo”.

“Estamos satisfeitos com a oportunidade de mantermos a nossa parceria com o governo de Angola e com as associadas do Bloco 0, no âmbito da qual continuaremos a utilizar as nossas competências técnicas e profissionais nas áreas da exploração e da produção em Angola, as quais são mundialmente reconhecidas”

Billy Lacobie, Diretor Geral da Unidade Estratégica de Negócios da África Austral da Chevron. O mesmo responsável acrescenta: “Orgulhamo-nos de ter desempenhado um papel significativo no desenvolvimento da indústria petrolífera e do gás em Angola, país onde trabalhamos há 60 anos a esta parte, sendo que temos o firme objectivo de continuar a contribuir para o fornecimento de energia fiável, acessível e cada vez mais limpa aos angolanos,  que permita o progresso da humanidade e impulsione Angola para um estádio avançado de progresso e desenvolvimento”.

Para além do Bloco 0, a CABGOC opera e detém uma participação de 31% num Contrato de Partilha de Produção (CPP) no Bloco 14, em águas profundas, localizado a Oeste do Bloco 0. Em 2020 a produção média diária da CABGOC foi de 243 000 barris de óleo e de 1300 milhões de pés cúbicos de gás natural.

_______________

Notícias relacionadas