Apurados 104 jovens para bolsas de estudos em França

Últimas Notícias

Um grupo de 104 jovens está de malas feitas para França, sendo 50 dos bolseiros suportados pelo Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos (MIREMPET), em parceria com o Governo francês. Os outros 54 foram apurados no quadro de um Acordo de responsabilidade social rubricado em 2018 entre a Concessionária Nacional e a Total, com a homologação do MIREMPET, para a atribuição de bolsas a estudantes angolanos em Universidades francesas.

A cerimónia conjunta para o envio dos bolseiros teve lugar em Luanda, nesta quarta-feira (26.06), na sede da Total, representada pelo Director Geral, Olivier Jouny. A parte angolana subscritora do Acordo esteve representada pelo Secretário de Estado dos Petróleos, José Barroso, e pelo Administrador Executivo da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Gerson dos Santos.

De acordo com uma Nota de Imprensa da Total Ep Angola, os beneficiários são finalistas oriundos do Instituto Nacional de Petróleos do Sumbe, do Instituto Médio Industrial de Luanda e dos Liceus Eiffel de Malange, Ondjiva, Ndalatando e Caxito. Foram apurados mediante um processo de seleção com base em testes de aptidão, ao qual se candidataram estudantes provenientes de todo o País.

A bolsa cobre cinco anos de formação em Institutos Superiores Técnicos e Universidades localizados em 30 cidades francesas, nas áreas de engenharia, tais como Engenharia Biológica, Eléctrica, Informática, Térmica e Energia, Mecânica e Produtiva, Indústria Agroalimentar.

Prestigiaram a cerimónia diversas entidades do Estado Angolano, com realce para os Ministérios da Educação, o do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação, a Primeira-dama da República, bem como o Embaixador de França, Sylvain Itté.

Foto: Arquivo JA.
Notícias relacionadas