ANPG, TOTALENERGIES E PARCEIROS DO BLOCO 48 FINANCIAM ESCOLA NO CUANZA NORTE

Últimas Notícias

O Instituto Médio de Administração e Serviços Maria Auxiliadora foi construído de raiz, no município do Cazengo e terá uma capacidade de albergar mais de 900 alunos nos diversos turnos.

29 de Novembro de 2022 | A Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANGP) e os parceiros do bloco 48 construíram de raiz o Instituto Médio de Administração e Serviços Maria Auxiliadora, afecto à Missão Católica, no município de Cazengo, província do Cuanza Norte. A obra foi realizada num período recorde de sete meses, tendo custado 580 milhões de Kwanzas, financiados pelo sector petrolífero na esfera dos investimentos de responsabilidade social.

Com capacidade para albergar mais de 900 estudantes em três turnos, esta nova instituição de ensino possui 12 salas de aulas, oito instalações sanitárias dotadas de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, refeitório, cozinha, enfermaria, sala de Informática, sala de artes e ofícios, sala técnica, sala dos professores, sala de reuniões, secretaria, gabinete para o diretor, um campo multiusos, áreas de lazer, tanque de água e um gerador de electricidade. Todas as áreas estão equipadas com mobiliário adequado.

A inauguração, que decorreu no passado dia 17 de Novembro, foi presidida pelo Vice-Governador do Cuanza Norte para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Mendonça Luís, e testemunhada pelo Administrador Executivo da ANPG, Gerson Santos, assim como pelo Director de Responsabilidade Social da TotalEnergies, Jorge Fortes, e pelo Reverendíssimo Padre Clemente Teka, em representação da Igreja Católica.

O Vice-Governador provincial felicitou a ANPG pela entrega e pelo empenho com que mobilizou todos os parceiros do Bloco 48 para a construção desta importante infra-estrutura.

“Á Concessionária Nacional e à Igreja Católica o nosso muito obrigado, sobretudo num momento em que a situação económica a nível nacional e mundial é extremamente exigente. Bem hajam pelo apoio, pelo empenho, pela dedicação com que em tão pouco tempo conseguiram erigir e inaugurar esta obra. Convém recordarmos que a educação de qualidade garante-nos um futuro digno e com perspectiva. E por isso peço a todos os que vão estudar aqui que zelem pela escola e pelo bom ambiente da mesma”, enfatizou Mendonça Luís.

Em nome da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Gerson dos Santos, disse na ocasião que a Concessionária Nacional, em parceria com os operadores e os empreiteiros, continuará a apoiar o sector da educação, para que mais angolanos possam beneficiar do direito a aprender.

“Apoiar a renovação ou a construção de escolas de raiz é algo que se vai manter nos nossos programas de apoio e de responsabilidade social, porque a educação é a base para um país mais desenvolvido e capaz de produzir cada vez mais”, lembrou Gerson Santos, para quem a saúde é outro dos pilares de actuação social da ANPG.

Para o representante da TotalEnergies, Jorge Fortes, “a inauguração desta escola no Cuanza Norte demonstra mais uma vez o apoio que a TotalEnergies e os parceiros do Bloco 48 têm dado ao sector da educação e o cuidado que colocam no apoio a quem mais precisa, para que o desenvolvimento seja uma realidade generalizada para todos”.

Notícias relacionadas