Luanda, 20 de Outubro de 2025 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a TotalEnergies (operador) e parceiros do Grupo Empreiteiro do Bloco 17, Equinor, ExxonMobil, Azule Energy e Sonangol, inauguraram hoje em Luanda, um laboratório científico de alta tecnologia e de apoio ao empreendedorismo denominado FabLab KUBANGA Angola, nas instalações da Universidade Óscar Ribas. O projecto resulta de uma parceria entre a Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD), o estúdio internacional de inovação, Schoolab, a Escola de Negócios Francesa, EM Lyon Business School, e a Universidade Óscar Ribas.
Anualmente mais de 750 jovens angolanos, entre estudantes universitários, investigadores e empreendedores serão beneficiados por este programa cujo laboratório pertence a uma rede internacional FABLAB, liderada pela Universidade MIT de Boston. O objectivo deste laboratório em Angola é fortalecer o ecossistema nacional do empreendedorismo e promover a inovação e a inclusão, através de programas de formação, teóricos e práticos, e o acesso a tecnologias avançadas de fabricação, como impressões em formatos tridimensionais (3D), maquinaria de corte a laser e a realização de prototipagem.
Para a Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Almeida, que procedeu ao corte da fita, a ciência, a tecnologia e a inovação são vitais para a promoção de mudanças estruturais na diversificação económica, no crescimento da produtividade, na criação de empregos e no aumento da competitividade.
“A aposta na investigação científica e no desenvolvimento tecnológico, bem como o fomento da inovação e o empreendedorismo, vitais para a construção de uma sociedade de conhecimento, são prioridades nacionais nos quais o Governo de Angola, através do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação está engajado. Este FabLab é um espaço onde os estudantes quebrarão fronteiras entre a teoria e a prática” afirmou Alice Almeida.

Segundo a Coordenadora dos projectos sociais da ANPG, Anacy Lourenço, que falava em representação do Conselho de Administração, o financiamento do sector foi de 250 mil Dólares Americanos.

“Este projecto, resultante da cooperação entre a ANPG, enquanto Concessionária Nacional, os membros do Grupo Empreiteiro do Bloco 17, operado pela TotalEnergies, a Agence Française de Développement (AFD) e a Universidade Óscar Ribas, é mais um exemplo de como o sector petrolífero, liderado pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, tem contribuído para a diversificação económica, a formação de competências e o fortalecimento do empreendedorismo juvenil”, salientou Anacy Lourenço.
O Director Geral da TotalEnergies Angola, Martin Deffontaines, afirmou por sua vez, que se trata de um marco histórico para a capacitação académica e científica dos jovens angolanos e para o empreendedorismo.
“Com este laboratório os jovens terão acesso a uma rede internacional que é uma verdadeira fábrica de ideias e de inovação. Eles vão poder usar tecnologia avançada e ferramentas de investigação ao mais alto nível para testar os seus projectos e as suas ideias brilhantes. A TotalEnergies acredita no poder do empreendedorismo e no talento da juventude angolana. Trouxemos também para este ambiente de inovação os nossos jovens vencedores do programa 100 empreendedores para expor os seus projectos e ideias. Acreditamos que estes momentos de partilha são poderosos e motivadores para todos nós”, acresceu

O FABLAB KUBANGA é um laboratório equipado com alta tecnologia, que disponibiliza um vasto leque de tecnologias de desenvolvimento científico aos jovens angolanos, como por exemplo, impressora 3D, cortador a laser, cortador de vinil, fresadora CNC de grande formato, fresadora CNC de precisão e uma bancada para projectos de electrónica.
À margem do evento, a TotalEnergies organizou nas instalações da Universidade Óscar Ribas, a feira do empreendedor com a presença dos vencedores do programa lançado em 2024, 100 anos, 100 empreendedores, expondo os seus produtos e serviços inovadores, numa partilha de experiências com os estudantes, professores e visitantes, abrindo espaço para troca de ideias, conhecimento e inovação.

