Luanda, 30 de janeiro de 2026 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) realizou no passado dia 27 de Janeiro, no Instituto Politécnico de Porto Amboim (ISUP), província do Cuanza Sul, um workshop sobre a importância dos Biocombustíveis para a matriz energética nacional. O encontro enquadra-se na promoção da Estratégia Nacional dos Biocombustíveis 2025 – 2050 que busca diversificar a matriz energética nacional.
O Workshop sobre os Biocombustíveis e o Reflorestamento em Angola reforçou a necessidade da integração dos agricultores de rícino e do girassol, dentre outros, para o desenvolvimento da agricultura, economia circular e das infraestruturas rurais.

O Director Nacional de Desenvolvimento Económico, Honorato Canjassile, em representação do Governador Provincial do Cuanza-Sul, Narciso Benedito, congratulou-se pela realização do evento na Província.
“A promoção dos biocombustíveis pode desempenhar um papel essencial na descarbonização do sector estratégico da nossa economia e assegurar simultaneamente a sustentabilidade ambiental, através da biodiversidade da reflorestação nas zonas húmidas, e segurança alimentar. Este facto representa para nós o reconhecimento pelo sector, de que a província continuará a elevar os índices de produção da agroindústria e bens essenciais de consumo”.
Já o Administrador Executivo da ANPG, Artur Custódio, reafirmou o compromisso do sector com a integração energética, diversificação da economia e desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
“Os biocombustíveis constituem uma oportunidade estratégia para valorização da produção agrícola, mais empregos, geração de energia limpa enquanto a reflorestação desempenha um papel essencial na conservação e preservação dos solos e dos recursos hídricos”.

Durante o encontro foi realizada uma mesa-redonda onde foram debatidos e esclarecidos vários temas. Destacam-se entre eles as oportunidades de negócios com a implementação da Estratégia dos Biocombustíveis, a capacitação do capital humano e a protecção de pequenos produtores
O evento contou ainda com as presenças do Administrador Municipal do Porto Amboim, Adérito Jorge, do Director do Gabinete para a Agricultura, José Carlos, do Director do INP, Alegria Joaquim, representantes do IRDP, do Instituto de Segurança Social das FAA, da Sonagás, da ENI, agricultores, empresários e distintos membros da administração local, entre outros convidados.


