ANPG optimista na Conferência sobre Sustentabilidade das Reservas Internacionais

Últimas Notícias

A Administradora Executiva, Natacha Massano, em representação do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), abriu o primeiro painel da Conferência sobre a Sustentabilidade das Reservas Internacionais, realizada na quarta-feira, 22 de Maio de 2019, no Museu da Moeda, em Luanda, uma iniciativa do Banco Nacional de Angola (BNA).

O painel tratou das Melhores Práticas de Gestão das Reservas Internacionais e foi moderado pelo representante em Angola do Fundo Monetário Internacional (FMI), Max Alier, tendo ainda como oradores a Secretária de Estado para as Finanças e Tesouro do Ministério das Finanças (MINFIN), Vera Daves, o Administrador Executivo do BNA Miguel Miguel e o representante do Banco Mundial em Angola, Olivier Lambert.

Na sua intervenção, que mereceu fortes aplausos e elogios, Natacha Massano fez um enquadramento contratual, apresentou o perfil de produção e os consequentes direitos, com destaque para as receitas do Estado, concretamente, as da Concessionária e os impostos. Realçou, por outro lado, as perspectivas de melhoria do actual quadro de declínio de produção no sector petrolífero, suportadas por iniciativas legislativas.

Já a representante do MINFIN dissertou sobre os desafios em prol da qualidade do custeio da administração do Estado, com grande parte dos recursos a ser despendida em salários e serviços da dívida, o que exige iniciativas de reformas para a melhoria da qualidade dessa despesa, Vera Daves sublinhou o empenho de consolidação fiscal em curso como principal factor que contribui para a sustentação das reservas internacionais.

Nas vestes de Autoridade Cambial, o prelector do BNA debruçou-se sobre as medidas empreendidas pela instituição em torno da gestão das reservas, visando garantir a sua disponibilidade e sustentabilidade.

No segundo painel partilharam-se experiências de países como a Namíbia, Moçambique e o Brasil, no tocante à gestão e sustentabilidade das reservas, ficando patente a relação directa com a capacidade de geração de riqueza e da economia dos países.

A delegação da ANPG no evento integrou os titulares da Direcção de Produção (DPRO), Ana Miala, da Direcção de Negociações (DNEG), Hermenegildo Buila, e da Direcção de Economia das Concessões (DEC), Jorge Rocha.

Notícias relacionadas