ANPG LEVA DISCUSSÃO SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS À PROVÍNCIA DO CUANZA NORTE

Últimas Notícias

Luanda, 15 de Outubro de 2025 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e o Governo da Província do Cuanza-Norte reuniram no passado dia 08, em N’Dalatando, diversos actores da sociedade para um workshop sobre as oportunidades económicas e sociais relacionadas com os biocombustíveis na realidade angolana.

O encontro foi presidido pelo Governador da Província do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, ladeado pelo Administrador Executivo da ANPG, Artur Custódio e o Administrador Municipal do Cazengo, Adilson do Amaral. Participaram membros do Governo, do poder Judicial, órgãos de Defesa e Segurança, banca, cooperativas agrícolas, fazendeiros, académicos, associações juvenis, bem como autoridades tradicionais e eclesiásticas.

O workshop visou identificar e explorar as potencialidades locais para o desenvolvimento sustentável dos biocombustíveis em Angola, em toda a sua cadeia de valor, promovendo a integração entre os sectores agrícola e energético, o diálogo interinstitucional e a diversificação da matriz energética nacional.

Para João Diogo Gaspar, o sector dos biocombustíveis integrado na política de transição energética pode ser um catalisador de investimento, inovação e desenvolvimento local. 
É uma oportunidade para rever o nosso modelo agrícola, apostando em culturas energéticas, sistemas de replantação de árvores e parceiros públicos privados capazes de gerar mais empregos e reduzir a pobreza rural tendo em conta a visão do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, ao afirmar que um País forte é aquele que valoriza o seu território, os seus produtos e a sua juventude”, declarou.

Artur Custódio, por sua vez, apelou ao esforço de todos para o fomento dos biocombustíveis em Angola, considerando o Cuanza-Norte uma potência nesta matéria. 
Angola não pode estar à margem daquilo que está a acontecer no mundo. Nós temos potência e temos recursos para produzir biocombustíveis no nosso País, temos tudo para dar certo, o que nós temos de fazer é reorganizarmo-nos. Daí que o Executivo incumbiu a ANPG para liderar este sector e nós estamos a trabalhar nisso”.

O Workshop foi antecedido de uma visita guiada à fazenda das Forças Armadas Angolanas, localizada na comuna de Samba Lucala, município de Samba Cajú, para avaliar o potencial de produção de matérias-primas destinadas aos biocombustíveis.

Notícias relacionadas