ANPG leva concessões petrolíferas ao Conselho Consultivo do MIREMPET

Últimas Notícias

A cidade de Cabinda acolheu, de 12 a 13 de Dezembro, o IV Conselho Consultivo do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos (MIREMPET), durante o qual foi feito o ponto de situação do Programa de Licitações das Concessões Petrolíferas 2019-2025.

Sob o lema “Competitividade, Transparência e Eficiência no Sector dos Recursos Minerais e Petróleos”, o IV Conselho Consultivo Alargado foi encabeçado pelo Ministro de tutela, Diamantino Azevedo. Participaram membros do Executivo, institutos e empresas tuteladas, bem como operadores e prestadores de serviço na indústria petrolífera.

A Administradora Executiva da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Natacha Massano, indigitada pelo PCA da instituição, Paulino Jerónimo, fez a resenha da implementação do Programa de Licitações das Concessões Petrolíferas para o período 2019-2025, ressaltando que a ronda de licitação 2019 para a exploração de dez Blocos das bacias marítimas do Namibe e de Benguela validou três das quatro propostas recebidas para os blocos 27, 28 e 29, ficando apuradas a Sonangol, ENI e Total.

Embora não tenhamos recebido propostas para os outros sete blocos, continuamos a receber empresas interessadas em negociar directamente com a ANPG para a atribuição destes contratos”, revelou a gestora, que assegura tudo estar a ser feito para ainda neste mês de Dezembro dar por concluída a fase de avaliação e consolidação das propostas.

Estamos a fazer um balanço da estratégia geral de concessões. Em 2020 teremos mais nove blocos a serem licitados (três no congo e seis no Kwanza, onshore). Pretendemos no próximo mês de Janeiro iniciar imediatamente o processo de licitação para o encerrarmos dentro do exercício 2020, tendo em conta a experiência obtida em 2019”, concluiu.

O segundo tema da esfera da ANPG coube ao Director de Exploração, Adriano Sebastião, e versou sobre a Estratégia de Exploração de Hidrocarbonetos em Angola, que passa por substituir reservas, promover o desenvolvimento do gás, intensificar pesquisas dos blocos nas bacias sedimentares e expandir o conhecimento geológico.

Notícias relacionadas