ANPG LANÇA DISCUSSÃO SOBRE HIDROGÉNIO VERDE NO CONSELHO CONSULTIVO

Últimas Notícias

07 de Junho de 2022 | O Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, introduziu o tema da produção do hidrogénio verde em Angola, perante a necessidade de se definir que entidade terá a missão de regular este negócio novo para a indústria mas que já domina a pauta das energias renováveis. O gestor encabeçou a delegação da Concessionária Nacional presente no VII Conselho Consultivo do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, realizado na província de Benguela, de 01 a 03 de Junho.

A questão despertou a atenção da audiência, tendo na ocasião o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, que dirigiu os trabalhos, recomendado o aprofundamento do tema. Não afastou, no entanto, a grande possibilidade de vir a caber na alçada da ANPG a regulação do domínio do hidrogénio verde, somando-se à vocação inicial de petróleo, gás e biocombustíveis.

Sob o lema “Sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás -2017/2022 – Acções e Resultados”, o VII Conselho Consultivo, que teve como pano de fundo o balanço dos quatro anos de mandato do Executivo angolano, foi presidido pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, na presença do Governador da província, Luís Nunes, entidades religiosas, autoridades tradicionais, parlamentares, membros do Executivo, representantes da classe empresarial do sector, académicos, entre outros, num universo de 353 participantes.

Ao lado do PCA estiveram os Administradores Executivos, Natacha Massano, Belarmino Chitangueleca e Gerson Santos, bem como os Directores de Planeamento Estratégico, Alcides Andrade; de Comunicação, Neusa Cardoso, e de Produção, Ana Miala.

Para além das plenárias e sessões metodológicas, a delegação da ANPG acompanhou o Ministro e sua comitiva nas visitas efectuadas a três projectos do sector petrolífero na província de Benguela, designadamente os estaleiros da Sonamet (vocacionada à fabricação de estruturas metálicas para a indústria), da Angoflex (produtora de umbilicais) e às obras da Refinaria do Lobito.

____________

Notícias relacionadas