ANPG JUNTA-SE À ASSEMBLEIA NACIONAL NA SENSIBILIZAÇÃO E COMBATE AO CANCRO DA MAMA

Últimas Notícias

03 de Novembro de 2022 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), em parceria com a Assembleia Nacional, realizaram no passado dia dia 31 de Outubro, nas instalações desta, um workshop sobre a Prevenção e Combate ao Cancro.

O acto serviu para a consciencialização dos presentes sobre a necessidade do rastreio precoce do cancro da mama, e aproveitar a oportunidade de juntar a voz aos demais actores políticos e da sociedade civil na campanha mundial denominada “Outubro Rosa”, que acontece todos os anos.

No discurso de abertura, a Presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares, Teresa da Silva Neto, em representação da Presidente do Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, mostrou-se sensibilizada com a causa.

“É aterrador quando se conhece que a razão do elevado número de mortes no país está relacionada com a chegada tardia aos centros de diagnóstico e tratamento da enfermidade, bem como a falta de realização periódica de exames de mamografia e demais rastreios similares. Entendo que as entidades públicas e privadas devem ser incentivadas a participar dessas campanhas de prevenção a fim de elevar a consciência cidadã quanto à solidariedade e sobretudo a caridade que no extremo simboliza o amor ao próximo e a fraternidade entre filhos da mesma terra” apelou a líder do Grupo de Mulheres Parlamentares.

A sessão de abertura contou igualmente com a intervenção do Administrador Executivo da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Gerson dos Santos, que agradeceu o convite formulado pela Assembleia Nacional pois serviu para interagir com os representantes do povo e membros da sociedade civil, em torno de uma causa social nobre e ao mesmo tempo sensível.

“Na qualidade de entidade Reguladora, Fiscalizadora e Concessionária Nacional da actividade de exploração e produção petrolífera, as nossas acções de responsabilidade social têm reservado especial atenção às iniciativas, tanto as do Executivo angolano como as de organizações da sociedade civil, em prol da educação, da saúde e do ambiente”, salientou o dirigente.

O Workshop contou com as apresentações da Directora Clínica do Instituto Angolano de Controlo do Câncer, Isabel Salles, que falou sobre “Prevenção e Combate do Cancro da Mama”; da Técnica dos Serviços Clínicos da Assembleia Nacional, Maria Estevinho, que abordou o tema “A Importancia da Medicina Ocupacional na Prevenção do Cancro da Mama”, da Vice-Presidente da Associação Amor Gera Amor, Cynthia Afonso Alfredo, que apresentou o tema “O Impacto do Cancro na Vida das Famílias”, e finalizou com a intervenção da Directora de Recursos Humanos da ANPG, Maria do Rosário, que fez uma dinâmica interactiva com a sala deixando uma mensagem de incentivo sobre a importância do diagnóstico precoce.

Os participantes foram ainda agraciados com o depoimento de 3 mulheres que vivem com câncer de mama e do pai de uma criança com câncer nos rins. Os testemunhos contados em primeira mão ajudaram os presentes a entender as dificuldades pelas quais passam os doentes oncológicos, assim como a necessidade de sensibilização sobre o tema.

A ANPG fez-se também representar pelo Director do Planeamento Estratégico, Alcides Andrade, a Coordenadora de Responsabilidade Social, Anacy Lourenço e técnicos de várias áreas.

Notícias relacionadas