ANPG IMPULSIONA DISCUSSÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Últimas Notícias

25 de Janeiro de 2023 | O Administrador Executivo da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Belarmino Chitangueleca, destacou o contributo do sector para o desenvolvimento sustentável, apontando a exploração do gás como matriz energética e a substituição de turbinas na exploração em terra por energias hídricas como medidas voltadas às metas do desafio global para a redução das emissões de dióxido carbono.

O gestor fez estas considerações quando participava, em representação do Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, na conferência internacional sobre energias renováveis e mecanismos de desenvolvimento limpo denominada Eco.Summit, promovida pela consultora Eco Eficiência, a decorrer de 24 a 31 de Janeiro em Luanda, sob o lema “Desenvolvimento Sustentável requer Estratégias Eficientes”.

“O sector de petróleo e gás tem tomado medidas muito importantes do ponto de vista tecnológico e das cooperações. Basta ver que o agora muito popular requisito chamado ESG (governança ambiental, social e corporativa) é tão frequente que já não se fazem projectos sem que haja esta integração”, reforçou o Administrador Executivo da Concessionária Nacional, Belarmino Chitangueleca.

A participação do sector Petrolífero no evento teve como momento de destaque a mesa-redonda sobre os mecanismos de adaptação de Angola às alterações climáticas, prestigiada pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, que salientou o engajamento na tomada de medidas no sentido de acautelar os efeitos de uma possível alteração climática.

“O sector está realmente engajado em acções que permitam que nós continuemos com a nossa actividade, mitigando os possíveis efeitos que esta tem sobre o ambiente”, defendeu o Secretário de Estado.

Formaram igualmente o painel Secretário de Estado do Ambiente Abias Huongo, o Director Nacional do Ministério de Energia e Águas, Serafim Silveira, e a professora Assunção Cristas.

Notícias relacionadas