ANPG GARANTIU SEGURANÇA NA POTECÇÃO DE DADOS
À INDÚSTRIA PETROLÍFERA

Últimas Notícias

Luanda, 27 de Outubro de 2023 | A segunda conferência sobre gestão de dados, organizada pela Agência Nacional de petróleo, Gás e Biocombustíveis, terminou recentemente, em Luanda, e foi marcada por discussões sobre a importância da disponibilização de informação cada vez mais segura e fiável à indústria petrolífera, pela importância da digitalização dos dados e pela contribuição da concessionária nacional para a segurança e proteção dos mesmos, com vista a um apoio cada vez mais efectivo ao sector do oil&gas em Angola.

Esta edição da conferência contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais, que trouxeram até aos convidados reflexões pertinentes, e contou na abertura com a presença do Secretário de Estado para os Petróleos, José Barroso. Este responsável disse na ocasião que ”a transição energética deve acompanhar a revolução digital em curso. Dispomos actualmente de muitos dados em papel, em fitas magnéticas. Se pudermos ter todos estes dados digitalizados, vamos poder partilhá-los de forma mais eficiente com a comunidade empresarial que se interessa pelo nosso sector, fazer análises mais rápidas, mais acertadas e sistemáticas, e estar mais seguros sobre o que devemos ou não fazer para melhorar os dados que partilhamos com os investidores”.

E acrescentou ainda que “na indústria petrolífera a gestão de dados é de suma importância, designadamente a sua segurança, já que os gestores das empresas são constantemente desafiados a gerirem de forma confidencial os dados a que acedem e que em muito vão contribuir para o sucesso dos seus investimentos”.

Belarmino Chitangueleca, Administrador Executivo da ANPG, salientou, por seu turno, que “a transformação digital e o investimento progressivo na cyber segurança tem sido um dos focos mais relevantes do trabalho da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, uma vez que é claro para todos os stakeholders que a protecção e a gestão de dados são essenciais para a tomada de decisão e para a obtenção de bons resultados na indústria petrolífera”.

Notícias relacionadas