23 de Novembro de 2024 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) realizou o workshop “A Trilhar o Caminho para o Sucesso”, dedicado ao Conteúdo Local. Este evento teve como objectivo promover a participação de empresas angolanas no sector petrolífero nacional, fortalecer a implementação da Lei nº 10/04 de 12 de Novembro, que regula as actividades de petróleo em Angola, e dinamizar a colaboração entre empresas locais, investidores e entidades financeiras.
O evento contou com a presença de representantes do Governo, executivos do sector privado, organizações da sociedade civil e empresários locais, destacando-se a apresentação dos casos de sucesso das empresas angolanas Luajardim – Prestação de Serviços, Lda., Cabinda Shipping, Lda., e Sistran – Engenharia SU, Lda. Estas empresas são exemplos concretos do impacto positivo que uma política robusta de conteúdo local pode ter no desenvolvimento e na competitividade do sector petrolífero nacional.
Outro momento de destaque foi o painel dedicado às finanças, que reuniu representantes dos bancos BFA, YETU, e BAI, da BODIVA, que tem a decorrer uma Oferta Pública de Venda (OPV) de 30% do seu capital social, e do fundo de investimento angolano Hemera Capital Partners. Durante este painel, foram apresentados produtos e soluções financeiras desenhados para apoiar as empresas angolanas a tornarem-se mais competitivas e sustentáveis, reforçando a capacidade de atracção e retenção de investimento no sector.
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, destacou na abertura do evento que “o Conteúdo Local é um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável de Angola. Através do fortalecimento das capacidades nacionais e da promoção da competitividade das empresas angolanas, garantimos não só o crescimento económico, mas também a redução da dependência externa e a criação de empregos locais. Este workshop reafirma o nosso compromisso com a valorização do potencial humano e empresarial do nosso país.”
O Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, reforçou a importância do alinhamento entre o sector público e privado para a implementação efectiva da política de conteúdo local: “A Lei nº 10/04 estabelece as bases para a inclusão de empresas nacionais nas cadeias de valor do sector petrolífero. É fundamental que estejamos unidos para garantir que as empresas angolanas tenham as ferramentas necessárias para competir e prosperar, assegurando que os benefícios do petróleo sejam reflectidos no desenvolvimento das nossas comunidades.”
A realização deste workshop reflecte o papel activo da ANPG como entidade reguladora do sector e promotora do desenvolvimento inclusivo e sustentável, reiterando o compromisso de dinamizar o contacto entre as partes interessadas e fomentar parcerias que beneficiem as empresas angolanas.