ANPG, EXXONMOBIL E PARCEIROS DO BLOCO 15 CONFIRMAM A DECISÃO FINAL DE INVESTIMENTO PARA A EXTENSÃO DE VIDA ÚTIL DO BLOCO 15

Últimas Notícias

Luanda, 18 Novembro de 2025 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Angola (ANPG), a ExxonMobil (Operadora) e os parceiros do Bloco 15, Azule Energy, Equinor e Sonangol E&P, confirmaram no passado dia 14, a Decisão Final de Investimento (DFI) para o projecto de extensão da vida útil das instalações do Mondo e do Saxi-Batuque até 2032 (Projeto Kizomba C), na sequência da recente assinatura da Adenda n.º 2 ao Contrato de Partilha de Produção (CPP) do Bloco 15.

A Adenda n.º 2 ao CPP introduziu termos melhorados que sustentam a viabilidade a longo prazo do Projeto Kizomba C e estão alinhados com os objectivos estratégicos de todas as partes envolvidas. Com a DFI para a extensão da vida útil das instalações Mondo e Saxi-Batuque até 2032, inicialmente projectado para o ano de 2026, o projecto de extensão da vida útil das instalações do Mondo e do Saxi-Batuque (Kizomba C) entra agora na fase de execução, com foco em planeamento detalhado adicional, contratação de serviços e mobilização de meios.

Ao longo dos seus mais de 30 anos de operação, o Bloco 15 investiu mais de 47 mil milhões de dólares, construiu uma base empresarial sólida apoiada por uma forte cultura de segurança, optimizou as operações, produziu mais de 2,7 mil milhões de barris de petróleo e investiu mais de 100 milhões de dólares em iniciativas sociais que beneficiam as comunidades em todo o país.

Durante a cerimónia oficial da DFI de Mondo e Saxi-Batuque, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, destacou que

“Esta decisão permitirá recuperar recursos adicionais, optimizar infraestruturas existentes e garantir a continuidade da produção do Kizomba C, num quadro de maior eficiência e sustentabilidade operacional e reforça igualmente o papel da ANPG enquanto entidade que promove e garante o equilíbrio entre os interesses do Estado e dos investidores”.

O Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, frisou que
“esta Decisão Final de Investimento do Mondo e Saxi-Batuque, simboliza não apenas um novo capítulo na história do Bloco 15, mas também um exemplo de resiliência, inovação e compromisso com o futuro energético de Angola. Para 2026, a Agência Nacional de Petróleo, 
Gás e Biocombustíveis aguarda com grande expectativa a Decisão Final de Investimento sobre a extensão da vida útil das instalações do Kizombas A e B até 2037, dando continuidade aos compromissos assumidos no âmbito da Adenda n.2 2 ao Contrato de Partilha de Produção”.

“A Decisão Final de Investimento para estender a vida útil das instalações do Mondo e Saxi-Batuque até 2032 representa um marco importante na evolução do Projecto de Extensão da Vida Útil do Bloco 15,” afirmou Brian Unietis, Diretor-Geral da ExxonMobil Angola, em nome do Grupo empreiteiro do Bloco 15. “Este marco reflete o compromisso firme da ExxonMobil e dos nossos parceiros do Bloco 15 em desbloquear valor a longo prazo através de investimento responsável e excelência operacional. Com o financiamento assegurado e um quadro jurídico e fiscal robusto em vigor, estamos agora totalmente preparados para avançar para a execução e concretizar a próxima fase de uma das concessões mais prolíficas de Angola”.

A Decisão Final de Investimento para a extensão da vida útil das instalações do Mondo e Saxi-Batuque, em conformidade com a Adenda n.º 2 ao Contrato de Partilha de Produção do Bloco 15, representa um passo decisivo na extensão da vida útil do bloco. Este acordo reforça a segurança energética de Angola e a perspectiva de produção a longo prazo, ao permitir a continuidade das operações em campos maduros, sustentadas por salvaguardas ambientais robustas e elevados padrões de segurança operacional.

Sobre o Bloco 15

A Esso Exploration Angola (Block 15) Limited, uma subsidiária da ExxonMobil, é a operadora do Bloco 15. As outras Associadas do Bloco 15 são a Azule Energy Exploration (Angola) Limited, a Azule Energy Angola B.V., a Equinor Angola Block 15 A.S. e a Sonangol Exploração & Produção S.A.

Notícias relacionadas