ANPG ESCLARECE JORNALISTAS SOBRE “PETRÓLEO LUCRO E CUSTO”

Últimas Notícias

10 DE DEZEMBRO DE 2020 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) reuniu, ontem, jornalistas de diversos órgãos de comunicação nacional e internacionais para a quarta sessão de uma série de webinários que visa reforçar o nível de conhecimento dos profissionais sobre o sector petrolífero. Foi abordado o tema “Petróleo Custo e Petróleo Lucro”, numa prelecção conduzida pelo Director de Economia das Concessões (DEC), Jorge Rocha, com moderação da Directora do Gabinete de Comunicação, Neusa Cardoso, e apresentação de Gilberto Lima e Flávio António, afectos à DEC.

Os prelectores esclareceram sobre os diferentes tipos de contrato vigentes em Angola, recaindo maior atenção sobre a partilha de produção entre o grupo empreiteiro e a Concessionária. Foram ainda aflorados conceitos de Petróleo Custo, que é a quota-parte da produção total alocada ao Grupo Empreiteiro, livre de qualquer imposto para recuperação dos custos ocorridos nas concessões; assim como o de Petróleo Lucro, que é o remanescente repartido entre a Concessionária e o Grupo Empreiteiro, incluindo os impostos.

Um exercício simulado foi introduzido para ilustrar o mecanismo dos direitos de produção, durante o qual foi realçada a distinção entre os conceitos de Over lift (quando os levantamentos de uma Entidade em um determinado período forem maiores que os seus direitos) e Under lift (quando ocorre situação inversa).

Os jornalistas congratularam-se com o conteúdo apreendido, tendo encorajado a ANPG a continuar e estender o conhecimento sobre o sector petrolífero a outras entidades.

Há muita falta de informação e fruto disso, incorremos a apreciações completamente descabidas em alguns dos casos

afirmou Kussy Eugénio, jornalista da TV Zimbo

O jornalista comentou ainda que “é hora de aproximarmos um pouco mais as pessoas em matérias de petróleo e gás e deixar que esta informação, até onde for possível, saia um pouco dos gabinetes dos especialistas em matéria de petróleo e gás”.

A próxima sessão, que encerra a primeira fase do Ciclo de Formação aos Jornalistas, acontece na quarta-feira, dia 16 de Dezembro de 2020, com uma prelecção a ser feita pelo Gabinete Jurídico.

Notícias relacionadas