ANPG, ENI E PARCEIROS DO BLOCO 15/06 INAUGURAM CENTRO SOLAR DO CENTRO DE SAÚDE DE CABO LEDO

Últimas Notícias

Luanda, 29 de Janeiro de 2021 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), na qualidade de Concessionária Nacional, a Eni Angola, operadora do Bloco 15/06, e os seus parceiros Sonangol P&P e SINOPEC, oficializaram hoje a entrega de um sistema solar de 14 KW ao Centro de Saúde de Cabo Ledo, no município da Quiçama, província de Luanda.

O acto de inauguração contou, entre outros, com a presença do Director Nacional dos Petróleos, Alcides Joaquim dos Santos, em representação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás; do Gerente do Bloco, Américo Nascimento (à direita na foto), em representação da ANPG, e do Director Geral da Eni, Matteo Bacchini (à esquerda da foto).

O representante da ANPG disse na ocasião que “contribuir para que as comunidades disponham de infra-estruturas de saúde que as possam apoiar nos locais onde residem é um dos desígnios deste projecto. Este painel solar, de 14W, vai marcar uma diferença significativa ao nível da capacidade de atendimento deste Centro de Saúde e isso só nos pode deixar – a todos – satisfeitos. Felizmente, e embora a pandemia da COVID-19 se mantenha, a ANPG e os seus parceiros, designadamente as operadoras, mantêm-se firmes no apoio social que podem e devem fazer chegar aos cidadãos angolanos e, por isso, temos outros projectos em curso”.

O Director Geral da Eni Angola enfatizou a mais valia do projecto por ter a capacidade de manter a funcionar 24 horas por dia o Centro de Saúde de Cabo Ledo. “Sabermos que com este contributo conjunto, esta localidade vai poder desfrutar diariamente dos cuidados de saúde de que necessita é uma enorme alegria. E porque sem acesso à saúde, energia e água é impossível ter qualidade de vida, estas têm sido prioridades da Eni em Angola junto das comunidades com que mais interage. Recordo que já fechámos mais três projectos semelhantes a este – um em Luanda e dois no Namibe, disse Matteo Bacchini.

Este sistema solar insere-se num projecto social mais vasto de electrificação de centros de saúde no país, com o qual se quer promover o uso das energias renováveis em prol da melhoria da qualidade e da disponibilidade dos serviços de saúde nas áreas abrangidas.

O projecto está alinhado com os objectivos do Plano de Desenvolvimento Nacional (2018-2022) do Executivo Angolano. Atingir com a sua contribuição os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para a Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Energia Acessível e Limpa (ODS 7) é outras das metas preconizadas.

O projecto de electrificação dos centros de saúde reforça o contributo da ANPG e dos seus parceiros do Bloco 15/06 para a utilização das energias renováveis, as quais asseguram melhor qualidade de vida e bem-estar às populações.

Recorde-se que Angola desempenha um papel fundamental na estratégia de crescimento global da Eni, empresa presente no país desde 1980.

Notícias relacionadas