ANPG e PKN ORLEM da Polónia traçam linhas de cooperação

Últimas Notícias

A avaliação da possibilidade de cooperar nas áreas do desenvolvimento da indústria petroquímica, produção de fertilizantes e energia dominou a agenda do encontro mantido nesta terça-feira (02.07), em Luanda, entre o Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e o consórcio PKN ORLEM, da Polónia.

Durante uma hora, o Presidente do Conselho de Administração da ANPG em Exercício, Gerson dos Santos, ladeado pelo Administrador Executivo, Belarmino Chitangueleca, e a Delegação do PCA da PKN ORLEM, Daniel Obajtek, abordaram os desafios e as oportunidades que o mercado angolano oferece, procurando a convergência entre a experiência polaca e o interesse da Concessionária Nacional em atrair investimento para o sector do petróleo e gás.

A PKN assume o estatuto de maior empresa no ramo petrolífero na Polónia e na região da Europa do Centro e do Leste, tendo um forte impacto nas economias dos países dessa região. Em Angola, a multinacional pretende estabelecer um acordo de fornecimento de petróleo, de forma regular e, inclusive, investir na área de upstream.

“Além da área de investimento, somos fabricantes, não só de combustíveis, mas também de produtos petroquímicos e derivados do petróleo, numa variedade de 50. Contamos com uma troca comercial com as empresas angolanas, achamos que seria favorável para as duas partes”, referiu Daniel Obajtek.

Da parte anfitriã, o Presidente do Conselho de Administração em Exercício, Gerson dos Santos, ressaltou “o compromisso de, com a Sonangol e sob a Coordenação do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos (MIREMPET), analisar a perspectiva técnica para a efectivação do acordo”.

Notícias relacionadas