ANPG E PARCEIROS DO BLOCO 48 REABILITAM ESCOLA PRIMÁRIA NO ICOLO E BENGO

Últimas Notícias

03 de Outubro de 2023 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a TotalEnergy e os parceiros do Bloco 48 (Sonangol P&P e Qatar Petroleum) procederam à entrega oficial da Escola do I e II ciclo na área de Ngolome, município do Icolo e Bengo, Província de Luanda, no passado dia 28 de Setembro do corrente ano, com o objectivo de contribuir dentro daquilo que é o seu papel social para a formação de quadros no País.

Orçado em aproximadamente um milhão de Dólares norte americanos, o Projeto consistiu na reabilitação, apetrechamento e construção de 12 (dose) salas de aulas, salas administrativas, salas de informática, campo multiuso, várias casas de banho, uma Cantina e um sistema de eletrificação a base de painéis solares de iluminação.

Em representação do Conselho de Administração da ANPG, o Administrador Executivo Gerson dos Santos, reiterou o compromisso do sector Petrolífero junto das comunidades na Construção de Projectos Sociais que visa beneficiar às comunidades.

“O acto que testemunhamos hoje traduz o compromisso de responsabilidade social do sector petrolífero coordenado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o Ministério de Tutela, os demais organismos do Executivo angolano e parceiros sociais.
A aposta em projectos sociais leva em conta o impacto a médio e longo prazo mas também a curto prazo, naquilo que tem a ver com a criação de postos de trabalho para os nossos cidadãos.
Temos a noção de que os objetivos que levam o sector petrolífero a apostar na construção, reabilitação e apetrechamento de projectos sociais, só podem ser alcançados com o envolvimento da comunidade; pelo que apelamos a Escola enquanto agente de socialização e transmissão de valores às novas gerações, a sensibilização para a preservação da Infra-estrutura e dos equipamentos″ referiu.

Para o Administrador de Icolo e Bengo Nelson Funete, a reabilitação da Escola Primária de Ngolome é uma mais-valia para a comunidade que conta apenas com um sistema de Ensino.
″ A reabilitação e Ampliação da Escola de Ngolome, vai contribuir de forma significativa para a formação de quadros na comunidade e de forma geral para o município de Icolo e Bengo″.

Já Pacheco Francisco, Secretário de Estado para a Educação Pré-escolar e Ensino, destacou a importância de uma cultura de construção de mais Escolas Ecológicas com a inserção de ecopontos, a fim de que os estudantes criem o hábito de recolha e separação de resíduos e contribuam para a preservação do meio ambiente.

Estiveram presentes na cerimónia de entrega da Escola Primária de Ngolome nº 6021, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais Jânio Correia Victor, a Gestora de Projectos Sociais da ANPG Anacy Lourenço, o representante da TotalEnergies Jorge Fontes, e a sociedade civil.

Notícias relacionadas