ANPG E PARCEIROS APOSTAM NA EDUCAÇÃO – DUAS ESCOLAS INAUGURADAS EM CACUACO

Últimas Notícias

A ANPG e os seus parceiros acabam de inaugurar duas escolas primárias nos bairros Monte Belo e Mayombe, no município de Cacuaco, em Luanda.

Luanda, 27 de dezembro de 2021– A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) promoveu, com financiamento da empresa PGS Physical Angola, à reabilitação, ampliação e apetrechamento de duas escolas primárias nos bairros Monte Belo e Mayombe, no município de Cacuaco.

O patrocínio dos empreendimentos inaugurados hoje pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, enquadra-se no âmbito da política de responsabilidade social da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e da empresa PGS, que tem estado a trabalhar na sísmica 3D dos blocos licitados na bacia do Namibe.

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, descerrando a placa inaugural da unidade de ensino.

A primeira escola hoje inaugurada, situa-se no bairro Belo Monte, foi construída pela Aguysan, dispõe de sete salas de aulas e a sua construção superou os 96 milhões de kwanzas. A segunda, situada no bairro Mayombe, foi construída pela Promil, tem 13 salas de aulas e teve um custo próximo de 200 milhões de kwanzas.

A inauguração foi testemunhada pelo Secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Geral, Pacheco Francisco, o Vice-governador de Luanda para a área social, Dionísio Fonseca, o Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo e Gás, em exercício, Belarmino Chitangueleca, pelo representante da PGS, José Issenguele e pelo administrador de Cacuaco, Auzílio Jacob.

Para o Ministro dos Recurso Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, é sempre uma satisfação contribuir para melhoria da vida das populações e, em especial dos jovens. “Temos todos o grato prazer de presenciar a inauguração destas escolas que servirão à população local e não só. É resultado das políticas gizadas pelo nosso Executivo, no âmbito dos projectos de responsabilidade social do sector petrolífero”.

Por outro lado, acrescentou o governante, “os nossos recursos minerais só têm valor, quando favorecem efectivamente o povo e, é neste âmbito que surge este patrocínio que provém da responsabilidade social. Portanto, projectos como estes enchem-nos de orgulho porque conseguimos atender ao grito de socorro da comunidade”.

Para o Secretário de Estado da Educação, “numa altura em que nos é oferecida uma escola para atendermos as crianças que terminam o primeiro ciclo é louvável porque assim, reduziremos a quantidade considerável de crianças fora do sistema de ensino.”

O responsável avançou também que, “ainda estamos no primeiro trimestre do ano e, está previsto o reinício das aulas no dia 3 de janeiro de 2022, o que significa que podemos incluir mais 1200 crianças no sistema de ensino com esta unidade escolar”, concluiu.

Notícias relacionadas