ANPG E PARCEIROS APOIAM HOSPITAIS MUNICIPAIS COM MEDICAMENTOS E MATERIAIS MÉDICO-SANITÁRIOS

Últimas Notícias

A ANPG, a BP e a World Vision continuam a apoiar o projecto materno-infantil “Mais e Melhor Saúde” com a doação de reagentes laboratoriais e medicamentos essenciais para o bom funcionamento dos serviços de diversos hospitais municipais. As unidades agora contempladas foram o Hospital do Cacuaco, de Viana e de Talatona.

Luanda, 24 de Abril 2022 | Este projecto tem vindo a ser implementado em coordenação com a Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG), ao abrigo da exploração do Bloco 18, e conta com um financiamento de 436 mil dólares, para um período de 12 meses.

Entre os dias 20 e 22 de Abril os financiadores do projecto efectuaram a entrega de materiais diversos aos três hospitais, realizando uma cerimónia simbólica no Hospital Municipal do Cacuaco. O material entregue inclui 19.500 máscaras faciais, 15.000 luvas cirúrgicas, 600 litros de álcool em gel, 18.600 comprimidos para purificar a água, reagentes laboratoriais para processar mais de 35 mil exames, para suprir as necessidades das áreas de maternidade, neonatologia, cuidados intensivos e bancos de urgência.

O projecto conta com a participação de agentes comunitários e voluntários, membros de sete organizações da sociedade civil (AJACOM, ANLD, ACPR, CI, JUCICA, JUCARENTE e KUDISSANSA), para sensibilizar as mulheres gestantes a aderirem às consultas pré-natais, bem como na prevenção da contaminação directa ou indirecta de doenças e do controlo da propagação da COVID-19, através de campanhas sobre práticas de higiene e prevenção.

Na cerimónia realizada no Hospital Municipal do Cacuaco estiveram presentes representantes da ANPG, responsáveis do sector da saúde, da BP Angola, dos seus parceiros no Bloco 18, da World Vision, entre outros convidados.

O projecto está a ser implementado pela World Vision e recorre às redes de voluntários e agentes comunitários para realizar actividades de conscientização junto das famílias.

Um dos principais objectivos deste projecto é assegurar o reforço da capacidade institucional dos três hospitais municipais de Luanda afectos ao projecto e melhorar as condições de trabalho dos seus profissionais.

O plano de trabalho do projecto está alinhado com as prioridades estratégicas do Ministério da Saúde (MINSA), Gabinete Provincial da Saúde (GPSL) e Autoridades Sanitárias Municipais, focando-se na resposta à COVID-19, no fortalecimento do sistema de saúde pública e no apoio à eventual cobertura de outras emergências na Província de Luanda.

Em termos numéricos, este projecto visa beneficiar directamente 180.000 crianças vulneráveis menores de cinco anos, 280 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, estatísticos e técnicos de laboratório, e 240 agentes comunitários e activistas, assim como as comunidades à volta das Unidades Sanitárias e de áreas periféricas desfavorecidas dos municípios do Cacuaco, Talatona e Viana.

Os financiadores são unânimes em afirmar a importância social do projecto. Para a BP Angola “este tipo de acções pode ajudar a diminuir a taxa de mortalidade materno-infantil, através da implementação de hábitos saudáveis e de intervenções simples mas de grande impacto, como a administração de complementos nutricionais e o uso de mosquiteiros, vacinas básicas e hábitos de boa higiene”.

Para a representante da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Anacy Lourenço, o compromisso do sector no investimento na saúde é fundamental, porque “este tipo de acções, ao prevenir inúmeras doenças, promove uma melhor qualidade de vida no seio das comunidades, principalmente em épocas de pandemia e de chuvas”. E sublinha que “o bem-estar de todos, deve ser uma preocupação colectiva”, referiu.

_________________

Notícias relacionadas