ANPG E EXXONMOBIL ASSINAM A ADENDA AOS CONTRATOS DE SERVIÇOS COM RISCO DOS BLOCOS 30, 44 E 45

Últimas Notícias

10 de Outubro de 2023 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) assinou três Adendas aos Contratos de Serviços com Risco, no passado dia 29 de Setembro, com o Consórcio dos Blocos 30, 44 e 45, constituído pela Esso (60%) e a Sonangol (40%). A Adenda tem como base os Contratos assinados em 2020, face à necessidade de aumento do volume das actividades de pesquisa nesta zona marítima (offshore), com mais de 17.800 quilómetros quadrados, localizada em águas profundas na Bacia do Namibe.

Os Blocos 30, 44 e 45 situam-se entre 50 e 100 quilómetros da costa angolana, numa área que varia entre 1.500 e mais de 3.000 metros de profundidade.

Os documentos assinados resultam da conclusão de um longo processo negocial, cujo principal objectivo é a revitalização das actividades petrolíferas, alteração dos actuais termos fiscais e contratuais, aprofundamento do conhecimento geológico, a exploração do potencial de hidrocarbonetos existente, bem como melhorar a atractividade para novos investimentos em exploração e perfuração, nas áreas de concessão dos Blocos 30, 44 e 45.

As adendas ora efectuadas materializam recomendações do Estudo de Competitividade realizado pela ANPG entre 2022-2023, com vista a encontrar soluções e definir estratégias para tornar o sector petrolífero angolano mais competitivo e atractivo, na linha do incentivo ao investimento em operações petrolíferas e a aposta na descoberta e rentabilização dos recursos petrolíferos de Angola.

A Concessionária Nacional continua empenhada na execução da estratégia definida pelo Executivo angolano para o desenvolvimento do sector, transformando o potencial petrolífero em riqueza e assim contribuir para a redução do declínio da produção.

Notícias relacionadas