ANPG E ENI ANUNCIAM ARRANQUE DO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CABAÇA NORTE NO BLOCO 15/06

Últimas Notícias

A produção do projecto de desenvolvimento Cabaça Norte, no Bloco 15/06, arranca hoje, dia 24 de Setembro. Operado pela Eni Angola, é o resultado de mais uma acção conjunta com a ANPG – Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

Luanda, 24 de Setembro de 2021 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Concessionária Nacional, e a operadora italiana Eni confirmam a entrada em produção do projecto de desenvolvimento de Cabaça Norte, no Bloco 15/06, localizado em águas profundas angolanas, através da unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (“FPSO”) Armada Olombendo.

O desenvolvimento de Cabaça Norte, com um pico de produção previsto na ordem dos 15 mil barris de óleo por dia (da sigla inglesa, KBOPD), vai aumentar e sustentar o plateau da Armada Olombendo, uma FPSO de descarga e queima processual zero, com uma capacidade global de 100 mil barris de óleo por dia.

O arranque de Cabaça Norte é mais um exemplo de como a Eni Angola e os seus parceiros, sob a égide da ANPG, continuam a criar valor no Bloco 15/06 através da sua estratégia de exploração de infraestruturas, gerando uma linha de ligações submarinas eficazes e maximizando a utilização das instalações existentes na área de forma sustentável.

Este é o segundo anúncio de início de produção feito pela Eni Angola em 2021, depois de ter antecipado a produção do campo Cuica, em Julho.

Espera-se ainda um terceiro nos próximos meses, com a entrada antecipada em produção de Ndungu, na área ocidental do Bloco 15/06.

O Bloco 15/06 é operado pela Eni Angola com uma quota-parte de 36,84%. A Sonangol Pesquisa & Produção (36,84%) e a SSI Fifteen Limited (26,32%) compõem o restante Grupo Empreiteiro.

A Eni Angola é igualmente a operadora dos blocos de exploração Cabinda Norte, Cabinda Centro, 1/14 e 28, bem como do Novo Consórcio de Gás (NGC). Tem ainda participações nos Blocos não operados 0; 3/05; 3/05; 14; 14 K/A-IMI; 15 e na Angola LNG.

______________________________________________________________________

Notícias relacionadas