ANPG E CLUB DOS MÉDICOS LANÇAM CAMPANHA DE RASTREIO DO CANCRO NAS COMUNIDADES

Últimas Notícias

Luanda, 4 de Maio de 2023 | A Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG), em parceria com o Club do Médicos e a Igreja do Carmo, lançaram nesta quinta-feira, 04, em Luanda, o “Projecto de Despiste do Cancro nas Comunidades”, que vai implementar campanhas de consciencialização e rastreio face ao cancro da mama, o cancro cervico-uterino e o cancro da próstata, junto das comunidades na cidade capital e nas demais províncias do nosso País, por um período de 12 meses.

A actividade, que decorreu no Largo Irene Cohen, adjacente à Igreja da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, serviu também para a realização de testagens do HIV e de consultas de medicina familiar totalmente gratuitas.

Orçado em 300 mil Dólares Norte Americanos, o projecto vai rodar o País, sendo as províncias de Cabinda e Zaire a paragem que se segue.
O Administrador Executivo da ANPG, Gerson Santos, em representação do Presidente do Conselho de Administração, sublinhou o investimento em projectos de índole social como contributo de responsabilidade social do sector petrolífero para a melhoria das condições de vida da população, através das sinergias criadas entre os organismos do Executivo, as empresas e os parceiros da sociedade civil.

“Desta vez elegemos o combate ao cancro como uma das nossas causas, porque se trata de uma doença terrível, causadora de muito sofrimento familiar e que enfraquece a força produtiva do País, para além de pressionar em demasia o sistema de saúde nacional. Consequentemente, se apostarmos na prevenção, através de despistes atempados, estaremos a contribuir para a diminuição do sofrimento humano das nossas pessoas, para a melhoria da saúde no geral e para o aumento da produtividade”, sublinhou Gerson Santos.

Por seu lado, Presidente do Club dos Médicos, Honolfo Simões, revelou que para esta acção foram mobilizados 120 profissionais da saúde das mais variadas áreas, entre enfermeiros e psicólogos, contando também com voluntários do ramo.

Já o Director para Área da Saúde de Luanda, Manuel Varela, em representação do Governador da província Luanda, louvou a iniciativa da ANPG e do Club dos Médicos, dada a “importância vital para a sensibilização e ensinamento das populações com vista à prevenção atempada de doenças que podem ser tratadas facilmente se detectadas a tempo e horas”.

Notícias relacionadas