ANPG CONFIRMA REFORÇO DA POSIÇÃO DA SOMOIL NO BLOCO 17/06

Últimas Notícias

Com este reforço, feito no âmbito da consolidação da sua estratégia de crescimento, a Somoil intensifica a sua contribuição no aumento de produtividade do sector petrolífero angolano.

Luanda, 12 de Janeiro de 2023 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), confirma a aquisição, pela Somoil, de 2,5% do Bloco 17/06 à empresa PTT Exploration and Production (PTTEP), localizado no offshore a 150 quilómetros da costa angolana.

Este Bloco é operado pelo grupo empreiteiro liderado pela TotalEnergies Block 17/06 como operadora, com 30% do interesse participativo, Sonangol P&P (30%), SSI (27,5%), Somoil Bloco 17/06 (5%), Falcon Oil (5%) e PTTEP (2,5%). Recentemente, foi aprovado o investimento no campo Begónia que será conectado à unidade de produção e armazenamento Pazflor já em operação no Bloco 17, também operado pela TotalEnergies.

Paulino Jerónimo, Presidente do Conselho de Administração da ANPG, realça que a concretização desta operação está sujeita às formalidades previstas na Lei e nos instrumentos contratuais da concessão, que carecem da anuência da Concessionária Nacional e de aprovação ministerial.

Após a finalização deste processo, a Somoil passará a ter uma participação de 7,5% no Bloco 17/06. “Esta aquisição representa mais um passo da Somoil para reforçar o seu portefólio de activos diversificado e participar na produção de campos petrolíferos em águas profundas”, sublinha Edson Dos Santos, Presidente do Conselho de Administração da Somoil.

A Somoil é a maior empresa privada de petróleo e gás 100% angolana.

Actualmente opera a Associação FS, FST e o Bloco CON-1 (todos onshore), bem como o Bloco 2/05, no offshore na Bacia do Baixo Congo. É também parceira nos Blocos 3/05, 3/05-A, 4/05, 17/06 e CON-6. A Somoil mudou recentemente a sua visão e está agora focada em tornar-se uma empresa integrada de energia de excelência – símbolo de uma Angola global.

Notícias relacionadas