ANPG, BP E EMBAIXADA DO REINO UNIDO ASSINAM ACORDO PARA PROLONGAMENTO DE PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO

Últimas Notícias

A ANPG junta-se à BP e à Embaixada do Reino Unido em Angola para, em conjunto, darem continuidade ao programa bolsas de estudo a nível de mestrados intitulado BP/Chevening. Hoje, em Luanda, para além de assinado o acordo que possibilita esta extensão, os seus promotores felicitaram os estudantes que participaram na edição de 2020/2021.

Luanda, 14 de Abril de 2022 – A edição de 2022/2023 é implementado em coordenação com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) ao abrigo da exploração em curso no Bloco 31, com um financiamento de 180 mil Dólares Americanos, beneficiando oito candidatos de nacionalidade angolana. Os cursos de mestrado incluem disciplinas como ciências ambientais, mudanças climáticas, economia e finanças, gestão, energia, engenharia, recursos humanos, direito e governança.

O programa Chevening é co-financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCDO), com o objectivo de promover líderes capazes de exercerem positivamente a sua influência nas suas comunidades, no âmbito do contexto internacional e multicultural. Visa conceder o suporte financeiro a candidatos com resultados académicos de excelência, com reconhecido potencial de liderança, e com a garantia de acesso a qualquer universidade do Reino Unido, assim como a oportunidade de integração numa rede de contactos globais associada ao programa Chevening.

Na cerimónia realizada na Embaixada do Reino Unido estiveram presentes o Embaixador Roger Sringer Marshall; o Administrador Executivo da ANPG, César Paxi; o Vice-Presidente Sénior da BP, Hélder Silva e o Director Geral da Academia BAI, convidado para dissertar sobre liderança e a sua importância para as organizações.

Os subscritores deste acordo foram unânimes em afirmar a sua importância para o desenvolvimento de competências locais. O Embaixador do Reino Unido em Angola, Roger Sringer Marshall, enfatizou o compromisso do seu país em apoiar iniciativas que visem o desenvolvimento dos jovens profissionais angolanos, “sendo este um dos expoentes máximos de todo o trabalho que tem sido feito nos últimos anos”.
Já o Administrador Executivo da Agência Nacional de Petróleos, Gás e Biocombustíveis, César Paxi, sublinhou o compromisso do sector no investimento do capital humano:

“Dispormos de profissionais angolanos cada vez mais capacitados e com competências de liderança em diversas áreas de actividade é algo deveras importante e representativo para o desenvolvimento futuro do sector petrolífero angolano. Enquanto Concessionária congratulamo-nos com a existência deste acordo e tudo faremos para que se atinja plenamente os objectivos a que se propõe”

O Vice-Presidente Sénior da BP, Hélder Silva, disse na ocasião que os resultados das edições anteriores:

“Auguram um bom futuro para esta extensão, pois os jovens que têm participado no Programa Chevening demonstram aproveitar ao máximo os ensinamentos recebidos e serem capazes de aumentar a sua rede de contactos e de contribuírem activamente para a melhoria do trabalho nas organizações em que se inserem”.

_____________

Notícias relacionadas