ANPG, BP ANGOLA E PARCEIROS DOS BLOCOS 18 E 31 INAUGURAM ESCOLAS EM BENGUELA

Últimas Notícias

15 de Setembro de 2021 | A ANPG, a bp Angola e os parceiros dos blocos 18 e 31 acabam de inaugurar duas escolas primárias nos bairros 11 de Novembro e Cabaia, na província de Benguela.

Cada complexo escolar inclui oito salas de aulas, campo multiuso para actividades desportivas, muro de vedação, área administrativa, tanque de água e casas de banho (incluindo sanitários para portadores de necessidades especiais). Todas as salas estão equipadas com carteiras, quadros, armários e mobiliário de escritório para alunos e professores.

Cada escola tem capacidade para albergar 840 alunos do ensino primário, por ano, sendo que no total a sua construção envolveu um financiamento de $1.260.000. A execução das obras foi feita pela ONG Rise Angola, em 10 meses.

A inauguração, que decorreu hoje dia 15 de Setembro, foi presidida pelo Governador da província de Benguela, Luís Nunes, e testemunhada por representantes da ANPG – Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, bp Angola, que é operadora, e pela Sonangol P&P, Sinopec e Equinor, empresas parceiras dos blocos.

Para o Conselho de Administração da ANPG este é mais um projecto relevante, “que demonstra o quanto o sector petrolífero nacional e os agentes responsáveis pela sua dinamização podem contribuir para criar impacto positivo na vida das comunidades locais. A educação será sempre um dos aspectos a apoiar e a melhorar no nosso país, motivo pelo qual estamos realmente satisfeitos com a inauguração destas duas escolas”.

———————————————————–

Para Adriano Bastos, Vice-Presidente Sénior da bp Angola, “o acesso à educação é crucial para o desenvolvimento de qualquer nação e, por essa razão, um dos focos da bp no âmbito da sua estratégia de responsabilidade social nos países onde opera. Desde 2012, através dos blocos 18 e 31 e de fundos próprios, a bp já financiou a construção e reabilitação de 19 infraestruturas destinadas à educação nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Bié, Moxico e Uíge, beneficiando mais de dezoito mil estudantes e seiscentos e sessenta profissionais da educação, anualmente”.


A viagem da delegação à província de Benguela incluiu também uma visita a um campo em desminagem do projecto “100 Mulheres na Desminagem”, financiado pelos Blocos 18, 31, aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, e implementado pela ONG “The HALO Trust”.

Este projecto, que está a ser implementado na província de Benguela, emprega 130 funcionários (sendo 100 deles mulheres) e pretende devolver 338 hectares de terra arável para uso seguro das comunidades até ao final de 2023. Para além da vertente humanitária, incorpora um forte contributo social, uma vez que promove o emprego de mulheres num sector normalmente dominado por profissionais do sexo masculino.

Natália Tchau Sakamuma, uma das beneficiárias, formada em Maio de 2021, fez questão de sublinhar que começou a trabalhar para a HALO “com vista a contribuir para a melhoria das condições de vida no país. Como se sabe, em virtude do conflito armado por que passámos, a terra desta região continua a ter muitos explosivos.

Trabalho arduamente, assim como todos os meus colegas, para ajudar a limpar o solo arável do nosso país da reminiscência destes explosivos que tantos danos já nos causaram no passado”.

Notícias relacionadas