ANPG, BP Angola e parceiros do Bloco 18 inauguram Centro Médico “Anjo da Guarda” no Lobito

Últimas Notícias

O financiamento do projecto enquadra-se nos investimentos de responsabilidade social previstos pela Lei 10/04, de 12 de Novembro, Lei Geral das Actividades Petrolíferas, que estabelece que uma parte dos Bónus pagos ao Estado, resultante dos contratos celebrados, deve ser aplicada em iniciativas de desenvolvimento regional e local.

A Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANPG), na qualidade de Concessionária Nacional, e a BP Angola, em parceria com o Grupo Empreiteiro do Bloco 18 (SSI Bloco 18 Lda.), procederam hoje à inauguração do Centro Médico “Anjo da Guarda”, situado no Bairro da Canata, na Cidade do Lobito, província de Benguela.

O Centro Médico “Anjo da Guarda” é composto por 23 compartimentos, com destaque para cinco casas de banho, uma sala de parto, uma sala de pós-parto, farmácia, laboratório, gabinete de enfermagem e gabinete administrativo.

Orçado em 382 mil Dólares americanos, o projecto enquadra-se nos investimentos de responsabilidade social previstos pela Lei 10/04, de 12 de Novembro, Lei Geral das Actividades Petrolíferas, que estabelece que uma parte dos Bónus pagos à Concessionária Nacional, resultante dos contratos de exploração celebrados, deve reverter a favor do Estado e ser aplicada em acções de desenvolvimento regional e local.

A execução da obra esteve a cargo da ONG RISE Angola. O estabelecimento foi reconstruído e ampliado a partir das anteriores instalações, que se encontravam em condições precárias, sendo que a BP também investiu 20 mil Dólares americanos de fundos próprios para equipar o Centro Médico “Anjo da Guarda”.

Para o representante da ANPG, Hermenegildo Manuel, ‘”Começa uma nova etapa na vida dos moradores da Canata, que agora contam com um centro médico melhorado para apoiar as suas necessidades de acesso aos serviços de saúde. A melhoria dos serviços de saúde em Angola, continua a ser uma aposta prioritária na agenda do Executivo.’’

E o Director Geral da BP Angola, Hélder Silva, afirmou:

“O projecto é de elevada importância para toda comunidade da zona da Canata, município do Lobito e áreas vizinhas, para a melhoria do acesso aos serviços de saúde nesta localidade. A entrega deste centro trará muitos benefícios a comunidade da Canata e espero que ajude a reduzir o número de pacientes que percorrem muitos quilómetros para obterem serviços de saúde em hospitais muito distantes do município”.

Note-se que a estratégia de investimento social da BP Angola assenta nas áreas de educação, desenvolvimento empresarial e apoio na capacitação para saúde, segurança ocupacional e ambiente. Nos últimos 15 anos, a petrolífera Britânica, sob orientação da Concessionária Nacional, bem como com fundos próprios, investiu acima de $100 milhões de Dólares em projectos comunitários e iniciativas sociais.

Notícias relacionadas